Há cada vez mais ricos: Número de milionários atingiu níveis históricos em 2016

O relatório sobre riqueza mundial da consultora Capgemini revela que os mais ricos acumularam 63,5 biliões de dólares, no ano passado.

Wolfgang Rattay/Reuters

Não haja dúvidas: há cada vez mais ricos no planeta. No ano passado, o número de milionários aumentou 8,2%, atingindo um máximo histórico de cerca de 16,5 milhões de pessoas, que acumularam uma fortuna total de 63,5 biliões de dólares, de acordo com um relatório sobre riqueza mundial “World Wealth Report”.

O estudo, desenvolvido pela consultora francesa Capgemini, concluiu que só em 2016 cerca de 1,15 milhões de pessoas tornaram-se milionárias. Note-se que o estudo, que é realizado anualmente, mede a riqueza de pessoas com alto património líquido (com ativos investidos de, pelo menos, um milhão de dólares – sem a moradia residência principal, bens colecionáveis ​​e consumíveis).

Prevê-se que até 2025 a fortuna total destes milionários chegue aos 100 biliões de dólares, segundo a versão completa do documento divulgada pela Reuters. No entanto, são os Estados Unidos da América (4,8 milhões), o Japão, a Alemanha e a China (1,13 milhões) que concentram o maior número de ricos – estes quatro países juntos representam quase dois terços do total da riqueza global.

Em termos de escaladas significativas, destaca-se a região da Ásia-Pacífico, a Europa e a América do Norte, cujo contributo foi significativo para o aumento da riqueza mundial, no ano passado. Já a Rússia (mais 20%, face a 2015), o Brasil e o Canadá mudaram a tendência de queda, verificada no último relatório, referente ao ano anterior.

Na mesma análise da Capgemini, pode perceber-se que os milionários viram um retorno em média de 24,3% nas carteiras de investimentos controladas pelos respectivos gestores de fortunas.

Relacionadas
Estes são os países com mais milionários (e bilionários)
De acordo com Global Wealth Databook do Credit Suisse, existem mais de 33 milhões de milionários no mundo. O Business Insider elaborou um ranking com os países com mais cidadãos milionários (e bilionários) do planeta. Descubra-os aqui.
Quer ser milionário? Escolha uma destas 10 universidades
Nas primeiras posições, do ranking criado pela empresa WealthInsight, em colaboração com o site Verdict (a que o Business Insider teve acesso), há oito universidades norte-americanas e duas britânicas.
Recomendadas
Governo de Espanha pondera penalizar os proprietários de apartamentos vazios
No âmbito de uma reforma da Lei de Arrendamentos Urbanos, o Governo liderado por Pedro Sánchez pretende também aumentar a duração dos contratos de arrendamento e colocar no mercado mais de 20 mil imóveis de carácter social.
UTAO: dívida pública fixou-se em 125,8% do PIB no 2º trimestre
Dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, atingiu 246,7 milhões de euros, o que corresponde a 125,8% do Produto Interno Bruto (PIB), contra 131,7% no final de junho de 2017.
Facebook está a contratar diretor para departamento de direitos humanos
Facebook tem uma vaga para o cargo de Director of Human Rights Policy.
Comentários