Os avanços tecnológicos estão a possibilitar uma melhor gestão energética, mas a evolução dos recursos energéticos distribuídos (DER) e o aumento dos” prosumers” também têm um impacto negativo sobre os sistemas energéticos tradicionais.
Além disso, novos concorrentes – particularmente do espaço tecnológico – aceleraram o investimento no setor e introduzem novos produtos e serviços no mercado e apostam em áreas como robótics, inteligência artificial, machine learning, data analytics e blockchain.

Embora a inovação possa estar a abrir a porta para concorrentes mais especializados em tecnologia (incluindo mobile), também abre oportunidades para empresas mais tradicionais se estas souberem posicionar-se da forma correta no mercado. Abraçar a transformação requer uma nova maneira de fazer negócios e uma mentalidade cultural diferente. As tecnologias em geral estão em franco desenvolvimento noutros setores o que permite a criação de novos modelos de negócios. Por exemplo:

l Novos modelos de captação de clientes

l Empresas de distribuição que passam para gestão de DER (Distributed Energy Resources) reativo, usando controlos automatizados para melhorar a resiliência, segurança e eficiência da rede.

l O uso de drones, bem como a realidade virtual para aumentar a eficiência da força de trabalho e melhorar a gestão dos ativos

l A automatização de algumas funções de back office e call center usando funcionalidades robóticas

O maior desafio para os executivos destas empresas é saber como permanecer no topo desta onda de mudança e criar uma estratégia para avaliação de tecnologias e de inovação sustentável. Novas tecnologias abrem caminhos de evolução atraentes e novas formas de colaboração, onde os serviços emergentes relacionados com o fornecimento de energia, são desenvolvidos em torno do core business.

No entanto, o sucesso de serviços emergentes e modelos de novos negócios também precisa ser medido e avaliado.
As empresas de “utilities” iniciaram programas de inovação para definir e desenvolver os seus novos modelos de negócio.
Para ser bem sucedido as empresas devem desenvolver as seguintes etapas:
1. Organizar: definir e desenhar uma estratégia e um modelo operacional para a gestão da inovação
2. Executar: gerir o processo de inovação com base em KPIs adequadamente definidos, introduzir disciplina no processo e autoconsciência
3. Gerir: utilizar os inovadores e criar a capacidade para fazer isso efetivamente.
As tecnologias digitais transformacionais fornecem uma base para reinventar o setor, para criar novas informações e modelos de negócio centrados no cliente que podem considerar economias em rede e de partilha.
A nova onda de rutura está a chegar e traz consigo novos concorrentes que têm capacidade financeira, e são muito ágeis e agressivos comercialmente.

Como preparar a sua empresa para combater esta ameaça?