[weglot_switcher]

Há três candidatos ao lugar Centeno: Álvaro Santos Pereira ganha terreno

O atual Governador do BdP termina o mandato em julho de 2025 e, ao que tudo indica, não deverá ser reconduzido pelo Governo AD. Álvaro Santos Pereira é dado como a escolha de Luís Montenegro para a sucessão.
22 Novembro 2024, 07h55

Álvaro Santos Pereira, antigo ministro da Economia do Governo de Pedro Passos Coelho, estará a ganhar espaço como candidato ao lugar de Governador do Banco de Portugal, de acordo com informação avançada pelo JE esta sexta-feira.

O mandato do Governador do Banco de Portugal acaba em julho de 2025 e já se começam a mover as peças do xadrez para a sucessão de Mário Centeno.

O ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, terá uma palavra a dizer na escolha do Governador do Banco de Portugal, mas segundo as nossas fontes a decisão virá do primeiro-ministro, e as mesmas fontes revelam a escolha de Luís Montenegro aponta para o actual economista-chefe da OCDE, Álvaro Santos Pereira.

A escolha do Governador do Banco de Portugal está condicionada por uma lei de 2020, que impede os CEOs dos bancos de transitarem diretamente pera o regulador sem um intervalo mínimo de três anos. O que é um ponto a favor de Álvaro Santos Pereira.

Mas há mais candidatos potenciais, desde logo o jurista Luís Máximo dos Santos, vice-governador do Banco de Portugal e próximo de Joaquim Miranda Sarmento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.