A Worten, empresa portuguesa de electrodomésticos e electrónica do grupo Sonae, alerta estão a circular um número de SMS fraudulentas. As mensagens em nome da retalhista aludem a um sorteio de aniversário e a um prémio seguido de um link que provavelmente irá tentar recolher dados do utilizador ou possivelmente instalar malware.
“Estão a circular SMS fraudulentos que não são nem da autoria, nem da responsabilidade da Worten. O SMS em questão refere que o cliente ficou em 3º ou 5º lugar num sorteio. É falso. Por favor, não cliquem no link da mensagem e apaguem a mesma”, alerta a cadeia nacional de electrodomésticos e electrónica no seu site, onde a retalhista reforça o aviso retalhista que os clientes não devem facultar dados pessoais.
No SMS fraudulento pode ler-se: “Caro cliente, tentamos entrar em contacto contigo. Você ficou em 3 lugar no nosso sorteio de aniversario feito em 21/11/2019. Seu prémio: http://……”. No corpo da mensagem realça-se que começam a tratar o cliente numa forma impessoal (“tentamos entrar em contacto contigo”) para logo de seguida adoptar um modo formal em “você ficou em 3 lugar…” e “Seu prémio”.
A mensagem é praticamente ao SMS enviado a vários clientes, e não clientes, da Wortem receberam em no verão, variando apenas a data, com os SMS enviados em agosto a fazerem referência a um sorteio de aniversário feito em 20/08/2019.
Em caso de SMS fraudulento, proceda com cautela
Segundo o site 4gnews, é difícil evitar receber este tipo de mensagens, geradas automaticamente através de bases de dados, alertando que, neste caso, deverá sempre proceder com cautela. E sugere alguns passos: caso se trate de alguma promoção, confirmar a mesma no site ou na própria loja antes de abrir links. A mesma situação, diz,o se aplica a códigos de desconto.
O 4gnews sugere ainda: “se a mensagem disser que ganhaste algo, é provavelmente falsa. Mesmo que tenhas participado em algum sorteio, confirma sempre presencialmente em loja ou no site. Faças o que fizeres, não insiras os teus dados em lado nenhum ou preenchas formulários”.
Nestes SMS que estão a circular, o remetente aparenta ser a Worten, indiciando que os responsáveis por esta fraude conseguiram de alguma forma enviar estas mensagens de forma ‘legítima’ através de provável acesso à base de dados de clientes da retalhista.
Sobre este eventual acesso à base dados de clientes, fonte oficial da Worte adiantou, a 12 de setembro ao JE que “após análise da aparente utilização da base de dados de clientes, chegou-se à conclusão que as mensagens estão a ser enviadas aleatoriamente e que determinados contactos são de clientes da Worten e outros não”.
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