A Goldman Sachs está prestes a concluir a compra da joint venture que detém a marca Häagen Dazs por uma verba de 15 mil milhões de euros, de acordo com informação avançada pelo Financial Times esta sexta-feira.
A empresa francesa de capital de risco PAI estará a fechar um acordo para vencer a sua participação na joint ventura que detém com a Nestlé, naquela que poderá ser uma das maiores operações nesta área de negócio em 2025. O acordo deverá estar fechado em setembro.
Detalha o Financial Times que o negócio deverá ser fechado por valores próximos dos 15 mil milhões de euros, dívida incluída, e que o departamento de gestão de ativos da Goldman Sachs deverá tornar-se o principal investidor.
A Froneri, empresa fundada como uma joint venture entre o fundo parisiense e a Nestlé em 2016, é o segundo maior produtor de gelados a nível mundial, depois da Magnum Ice Cream Company. A Froneri, que conta com marcas como Häagen-Dazs nos EUA e os gelados Oreo e Cadbury, além de um importante negocio de marca branca, viu subir as suas receitas de 2.600 milhões de euros em 2019 para 5.500 milhões de euros em 2024.
De acordo com informação avançada pelo Financial Times, a Nestlé irá manter a participação de 50% e nos próximos anos, a Froneri poderá incorporar mais marcas da Nestlé. A Goldman Sachs está a implementar um fundo secundário de 14 mil milhões de dólares que compra participações em fundos de capital de risco tradicionais a investidores.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com