[weglot_switcher]

Haitong Bank abandona análise de ações em Portugal

A Associação Portuguesa de Analistas Financeiros já manifestou a sua preocupação e fez o seu agradecimento pelo trabalho destes profissionais ao longo dos últimos anos.
1 Outubro 2019, 20h04

O Haitong Bank oficializou esta terça-feira o fim ao serviço de análise financeira às empresas portuguesas cotadas na Bolsa de Lisboa e a 13 que negoceiam na praça de Madrid devido a um “realinhamento no modelo de negócio”. O ex-BES Investimento (BESI) abandonou, assim, a cobertura dos títulos de multinacionais como a Mota-Engil, a Altri, a Semapa, a Navigator, a Sonaecom, a Telefónica ou a Mediaset.

Em nome da equipa da Península Ibérica, o banco de investimento agradeceu, em nota de mercado, aos seus clientes pela “fidelidade e negócios ao longo dos anos” e garantiu que se “mantém comprometido” com os mesmos e continuará o seu serviço de CEE Research, bem como a divisão de vendas.

A Associação Portuguesa de Analistas Financeiros (APAF) manifestou a sua preocupação pelo encerramento desta cobertura por parte do Haitong através da rede social LinkedIn. “Consideramos que uma cobertura de research mais baixa ou menor das ações cotadas não promove uma cultura de equidade sustentável entre os participantes do marcado”, explicou o presidente da APAF, na sua conta oficial.

Numa mensagem divulgada esta tarde por Manuel Puerta da Costa, a associação agradece aos analistas que trabalharam ao longo dos últimos e explica que está “profundamente” preocupada com o facto de que um agente “importante e de longo prazo” ter decidido encerrar a sua cobertura destas empresas ibéricas, “que precisam de mercados de capitais eficientes para serem competitivos no cenário dos mercados de capitais europeus”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.