Haitong Bank regista perdas de 11,5 milhões de euros no primeiro semestre devido à pandemia

O presidente do Conselho de Administraçãodo do Haitong Bank, Lin Yong, sublinha que o banco enfrentou um duplo impacto da pandemia de covid-19, no primeiro trimestre na operação na Ásia e no segundo trimestre na Europa, mas refere que está confiante numa recuperação no segundo semestre.

O Haitong Bank registou perdas de 11,53 milhões de euros no 1º semestre, depois de ter tido lucros de 11,17 milhões de euros no período homólogo.

No relatório interno do banco divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o presidente do Conselho de Administração (Chairman) do Haitong Bank, Lin Yong, sublinha que o banco enfrentou um duplo impacto da pandemia de covid-19, no primeiro trimestre na operação na Ásia e no segundo trimestre na Europa, mas refere que está confiante numa recuperação no segundo semestre.

Devido a este duplo impacto, o rendimento bancário do Haitong baixou para 24 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, menos 57% que no mesmo período de 2019, adianta o CEO.

Apesar da pandemia, o banco diz que manteve uma forte posição em termos de capital, como um dos bancos mais capitalizados do sistema no primeiro semestre, com um rácio CET1 de 26,6% e um rácio de capital de 33,8%, adianta Yong.

O Banco Espírito Santo Investimento (BESI) foi vendido em 2015 ao grupo chinês Haitong por 379 milhões de euros, dando origem ao Haitong Bank.

Em 04 de setembro, O acionista do Haitong Bank (ex-BES Investimento), a Haitong Securities, anunciou ter registado um lucro de 690 milhões de euros no primeiro semestre de 2020, que comparam com 707 milhões de euros registados no mesmo período do ano passado.

Em comunicado divulgado, a ‘casa-mãe’ do Haitong Bank anunciou que registou lucros de 5,48 mil milhões de renmimbi (moeda chinesa), cerca de 690 milhões de euros no primeiro semestre do ano, “em linha com o resultado recorde atingido em 2019”, de 5,53 mil milhões de renmimbi (707 milhões de euros).

Ler mais
Relacionadas

PremiumHaitong e BNP Paribas na corrida para a compra do Eurobic

Participações de Isabel dos Santos e de FernandoTeles também interessam a dois fundos de investimento. Nova administração do Eurobic será eleita na assembleia geral de 14 de setembro, com José Azevedo Pereira a substituir Teixeira dos Santos.

PremiumParpública contrata Haitong, SRS e EY para ajudar a vender Efacec

A Parpública já escolheu a auditora que avalia a indemnização, o banco e o escritório de advogados que vão assessorar a venda da Efacec.

Banco de Portugal dá ‘luz verde’ à administração do Haitong para novo mandato

Supervisor certifica Lin Yong, presidente do Conselho de Administração, e para Wu Min, como CEO do banco de investimento Haitong Bank.
Recomendadas

BCP quer preservar capital e crescer organicamente mas estudará aquisições

“O que me preocupa é a rentabilidade do sistema financeiro português e os custos de contexto, porque numa eventualidade de a banca precisar de capital, com rentabilidades muito baixas é muito mais difícil obter capital no mercado”, referiu o presidente do BCP.

BCP deu 125 mil moratórias num montante total de 8,9 mil milhões

Pelo banco foram concedidas 101.114 mil operações a particulares no valor de 4,2 mil milhões de euros. Deste montante, 91% diz respeito a crédito à habitação. Em relação às empresas, o banco deu 23.909 mil moratórias no valor de 4,7 mil milhões de euros, do qual 88% corresponde a crédito performing.
Miguel Maya

BCP regista menos valias com vendas de imóveis de 3 milhões nos nove meses

O banco vendeu nos nove meses 1.500 imóveis, dos quais 500 no trimestre. O BCP encaixou 172 milhões de euros em imóveis, com menos valia de 3 milhões face ao valor líquido de imparidades.
Comentários