[weglot_switcher]

Havaianas lançam sistema de retoma para reciclagem de chinelos antigos

O sistema de retoma permite a reciclagem de chinelos velhos, usados e estragados nas próprias lojas das marcas e nos parceiros retalhistas.
29 Julho 2021, 16h17

A marca Havaianas desenvolveu este ano um sistema de retoma para a reciclagem de chinelos antigos e estragados. A maior marca de chinelos mundiais e fundada no Brasil produz este produto a partir da borracha, um material reutilizável.

De acordo com comunicado da empresa, quase todas as sobras da produção de chinelos são utilizadas no fabrico de novos pares. Ainda assim, existem sobras que não são utilizadas em novos pares mas continuam a ser aproveitadas para o fabrico de pneus.

“Queremos que cada passo do ciclo de vida das Havaianas seja positivo e útil”, adianta a marca brasileira. O sistema de retoma permite a reciclagem de chinelos velhos, usados e estragados nas próprias lojas das marcas e nos parceiros retalhistas.

Em Portugal existem atualmente sete pontos de reciclagem, num total de 76 postos espalhados pela Europa. No nosso país, a Havaianas instalou pontos de reciclagem na loja do Chiado, no Centro Comercial Colombo, na loja de Portimão, no UBBO Tejo (antigo Dolce Vita Tejo), na loja do Funchal, no Centro Comercial Almada Fórum e no Centro Comercial Vasco da Gama.

“Esperamos aumentar o número de pontos de recolha o mais rapidamente possível”, destaca a empresa.

A recuperação dos chinelos está a cargo da Rubberlink, uma empresa líder na recuperação de resíduos de borracha. As Havaianas podem ser então transformadas em solas de novos calçados e em esteiras de yoga ou fitness, uma vez que a borracha é uma matéria-prima utilizada numa grande variedade de produtos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.