Várias empresas nacionais já receberam cartas de apoio do Governo para tentarem obter financiamento europeu para os seus projetos no hidrogénio verde.
EDP, Galp, REN, Prio ou ANA encontram-se entre as empresas que querem desenvolver projetos nesta área, contando agora com uma carta do executivo para terem acesso a fundos.
“No que respeita ao financiamento, é fundamental os promotores apresentarem projetos ao abrigo de avisos e oportunidades já disponíveis. Por isso, analisámos os projetos tendo em conta o seu potencial enquadramento no Plano de Recuperação e Resiliência e no próximo Quadro Financeiro Plurianual”, começou por dizer hoje o ministro do Ambiente no Parlamento.
“Assim, temos endereçado cartas de apoio que contribuem para o enquadramento dos projetos na estratégia nacional. Solicitaram-nos e receberam cartas de apoio para oportunidades de financiamento” vários projetos, afirmou João Pedro Matos Fernandes na comissão de ambiente e energia.
Estes projetos dizem respeitos aos da Prio em Aveiro; Hyperion em Setúbal; Galp em Sines; EDP/ Galp/Martifer/REN/Vestas em Sines; Fusion Fuel em Sines; ANA Aeroportos no aeroporto de Lisboa; EU-SCORES Consortium em Viana do Castelo; Seawind Ocean Technology em Viana do Castelo.
O governante que sublinhou que já está aberto um aviso POSEUR no valor de 40 milhões de euros com o objetivo de “apoiar projetos de investimento que visem a produção de gases de origem renovável, incluindo o hidrogénio verde”.
Matos Fernandes apontou que esta aviso estabelece um “procedimento competitivo para acesso a financiamento público. Serão apoiados projetos de produção de gases de origem renovável, referentes ao desenvolvimento e teste de novas tecnologias, para autoconsumo e/ou para injeção na rede”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com