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HiJiffy fecha ronda de 1 milhão de euros com a Portugal Ventures

A startup portuguesa que se dedica a digitalizar as operações dos hotéis, instalando assistentes e concierges virtuais, pretende consolidar a presença em França, Espanha ou Reino Unido. “São mercados que recebem muitos turistas de muitos países diferentes e onde, por isso, pode existir uma dificuldade grande: a língua e a personalização com o cliente. O chatbot torna-se muito relevante”, refere o CEO ao Jornal Económico.
26 Novembro 2020, 09h30

A startup tecnológica HiJiffy anunciou esta quinta-feira que fechou uma ronda de investimento (seed) de 1 milhão de euros com a sociedade pública de capital de risco Portugal Ventures. A empresa, que digitaliza os hotéis com um assistente (robô) de pré-reserva ou um concierge virtual, utilizará a verba para consolidar a presença em mercados como França, Espanha ou Reino Unido e continuar a desenvolver o produto.

“Escolhemos estes mercados como mercados estratégicos considerando uma combinação de três variáveis. Primeiro, chegadas de turistas internacionais – são mercados que recebem muitos turistas de muitos países diferentes e onde, por isso, pode existir uma dificuldade grande: a língua e a personalização com o cliente. O chatbot torna-se muito relevante, uma vez que fala mais de 100 idiomas”, começa por explica o CEO ao Jornal Económico.

O segundo motivo é o número de alojamentos. “São mercados que têm muitos alojamentos turísticos, por isso muito potenciais clientes. Terceiro, as redes sociais – são com uma penetração grande de social media, querendo isto dizer que os hotéis já trabalham muito na sua presença online e por isso reconhecerão mais rapidamente o valor acrescentado”, esclareceu Tiago Araújo.

Como a HiJiffy recorre à Inteligência Artificial para que os hotéis possam centralizar, automatizar e medir as atividades de atendimento ao cliente, este foi um ano – apesar das quebras de faturação do turismo – com impacto positivo na empresa, pois as unidades hoteleiras viram-se obrigadas a investir na automação. Neste caso, a solução permite agendar serviços específicos como o SPA ou o transfer através da WhatsApp, por exemplo.

“Até agora, muitos hotéis eram resistentes à implementação de soluções tecnológicas para agilizar a comunicação, com o argumento de que acabava com a personalização. A nossa solução vai-lhes permitir adicionar inteligência ao processo de comunicação e contactar os hóspedes com a mensagem certa no momento certo”, refere Tiago Araújo.

A startup planeia recrutar perto de 20 pessoas até ao final do próximo ano, nas áreas de produto, “customer success”, vendas e marketing.

O vice-presidente da Portugal Ventures acredita que os resultados têm vindo a ser alcançados pela empresa neste contexto de crise socioeconómica dão confiança à equipa no processo de expansão internacional.

No momento atual, é essencial apoiar soluções tecnológicas inovadoras que ajudem os setores mais tradicionais do turismo, como é a hotelaria, a lidar com os desafios desta pandemia e a estarem preparados para as novas formas de experiência em hotéis. Investir na HiJiffy é sinónimo de potenciar a transformação digital do setor do turismo, alavancando a criação de bens e serviços tecnológicos – Rui Ferreira

Fundada há quatro anos por Tiago Araújo, José Mendonça, e Pedro Gonçalves, a HiJiffy – em quem Sébastien Lefebvre, ex-executivo do Twitter, apostou – está presente em mais de 1.400 hotéis de 30 países. Só este ano – marcado por distinções da Organização Mundial de Turismo e do CaixaBank/BPI – contabilizaram-se 600 mil pessoas que interagiram com o assistente virtual da empresa.

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