Honduras ultrapassam 500 novas infeções de Covid-19 e anulam segunda fase de reabertura

As Honduras registaram 519 novas infeções de covid-19 num só dia, levando as autoridades a anular a segunda fase de reabertura no país, que estava prevista começar hoje.

A Secretaria da Segurança anunciou que o aumento das infeções e a saturação da capacidade hospitalar obrigaram as autoridades a recuar no plano de reativação económica no Distrito Central, que inclui Tegucigalpa e Comayagüela.

O país, que ultrapassou mais uma vez as 500 infeções diárias, totalizando 12.772 casos confirmados, registou igualmente mais cinco mortes provocadas pelo novo coronavírus, elevando para 363 o número de óbitos desde o início da pandemia.

O Presidente das Honduras, Juan Orlando Hernández, hospitalizado com uma pneumonia, depois de ter testado positivo à covid-19, na semana passada, apelou aos políticos e à população para se unirem face à emergência sanitária.

“Hoje [domingo], da cama de um hospital, digo-vos: só ganhamos esta guerra juntos, sem descanso, apoiando com os nossos cuidados pessoais os médicos e todo o pessoal de saúde que estão na linha da frente contra a covid-19, bem como a polícia, os militares, os bombeiros e os corpos de socorro”, disse Hernández, numa gravação divulgada pelo gabinete da Presidência.

O governante reconheceu que a “reabertura inteligente” iniciada em 08 de junho aumentou o número de infeções, embora tenha sublinhado que o país “se preparou” para esta eventualidade.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 465 mil mortos e infetou mais de 8,8 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência de notícias France-Presse (AFP).

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Ler mais
Recomendadas

Índia regista mais de mil mortes e 83 mil casos nas últimas 24 horas

A Índia registou 1.085 mortos e 83 mil infetados com o novo coronavírus nas últimas 24 horas, mostrando algum declínio depois de atingir um número recorde há uma semana, segundo dados oficiais das autoridades.

Açores dá incentivo financeiro para quem fizer teste ao vírus antes de visitar região 

A medida destina-se a todos os passageiros provenientes de zonas de transmissão comunitária ativa ou com cadeias de transmissão local ativas, adiantou Vasco Cordeiro.

Espanha regista mais de 10 mil infeções e 241 mortes por Covid-19 num dia

Madrid continua a ser a comunidade autónoma com o maior número de infeções, tendo registado mais 3.652 casos do que o número notificado na segunda-feira.
Comentários