[weglot_switcher]

Hotelaria: Lisboa vai ter mais 2.100 quartos em unidades de quatro e cinco estrelas

No mais recente estudo da consultora imobiliária Worx é referido que se antevê a abertura de diversas unidades hoteleiras, muitas das quais com branding international. “Demonstra uma nova fase de maturidade do mercado hoteleiro nacional”, aponta.
11 Junho 2018, 12h24

Lisboa deverá acrescentar mais 2.100 quartos à destinados ao turismo este ano, com a abertura de novas unidades hoteleiras na cidade, estima a consultora imobiliária Worx, que aponta como alvos preferenciais desta nova oferta as categorias de 4 e 5 estrelas.

No mais recente estudo Waction, elaborado pela da Worx, é assinalado, em termos de investimento, no primeiro trimestre de 2018, que o Grupo Hoti Hotéis adquiriu um hotel de quatro estrelas, em Setúbal, que irá reabrir em maio com a marca Meliá. Este equipamento vai contar com 112 quartos e pretende dirigir-se para o segmento de negócios, mas também o segmento de lazer e famílias.

Particularmente sobre Lisboa e o Porto, Alberto Henriques, responsável pela área Tourism, Hospitality & Leisure da Worx, salienta que se perspetiva a abertura de diversas unidades hoteleiras, muitas das quais com branding international, “o que por si só demonstra uma nova fase de maturidade do mercado hoteleiro nacional, sendo esta uma demonstração da confiança dos investidores neste setor”, conclui.

O estudo não só sublinha a “excecional performance que o mercado de turismo nacional tem vindo a registar de forma consistente e sólida”, com os resultados alcançados no primeiro trimestre de 2018 a seguir a trajetória de crescimento em ritmo positivo, mas também as performances “muito positivas” da cidade e Região de Lisboa, com os principais indicadores de performance a verificarem desempenhos ascendentes.

Relativamente à taxa de ocupação por quarto, na cidade de Lisboa, as categorias de 3, 4 e 5 estrelas verificaram uma subida, com a categoria de 3 estrelas a registar a subida mais significativa de 4 pontos percentuais (p.p) comparativamente ao período homólogo de 2017.

Para a cidade de Lisboa, o REVPAR (receita por quarto) no primeiro trimestre de 2018 fechou nos 61,86 euros, numa subida de 13,6%, e na Região de Lisboa cifrou-se nos 55,18 euros, tendo aumentado 15%. O REVPAR, por categoria de unidade hoteleira, sofreu um aumento em todas as categorias, com destaque para a categoria de 3 estrelas que verificou uma subida de 8,05 euros face ao mesmo período de 2017, situando-se agora nos 42,15 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.