A Huawei anunciou em comunicado que já levou a conetividade a 90 milhões de pessoas em regiões remotas de quase 80 países. Um resultado que decorre do seu compromisso com a Coligação Digital Partner2Connect (P2C), da União Internacional das Telecomunicações (UIT) – a agência da ONU especializada em tecnologias de informação e comunicação.
“A Coligação P2C, lançada pela UIT, promove a conetividade e a transformação tecnológica a nível global, dando prioridade às comunidades remotas em países e regiões que não têm acesso digital”, refere a nota.
A Huawei assinou o compromisso global no ano passado, estabelecendo metas para levar a conectividade a cerca de 120 milhões de pessoas em áreas remotas em mais de 80 países até 2025.
Liang Hua, Presidente do Conselho de Administração da Huawei, revelou os resultados desta parceria, no Fórum de Sustentabilidade 2023 da empresa, que teve como tema “Thriving Together with Tech: Realizing Sustainable Development”.
A Huawei e a União Internacional das Telecomunicações (UIT) anunciaram ainda o lançamento de uma bolsa a nível mundial, que apoiará jovens que desenvolvam projectos que recorram à tecnologia para impulsionar o desenvolvimento das comunidades.
Recorde-se que, em Portugal, ao longo dos últimos dois anos a Huawei já entregou 100 bolsas de estudo, no valor total de 500 mil euros a estudantes do ensino superior das áreas de Engenharia, Tecnologia e Energias Renováveis.
No evento foi abordado o papel da infraestrutura digital como impulsionador do desenvolvimento sustentável e da construção de um mundo mais verde e inclusivo. “Esta ideia foi aprofundada pelo porta-voz da Huawei, que relembrou que as infraestruturas digitais da próxima geração, como a conectividade e a capacidade de computação, são tão vitais para impulsionar o progresso socioeconómico como as infraestruturas físicas – como as estradas – e serão cruciais para o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade”, lê-se no comunicado.
Liang Hua sublinhou, ainda, que “uma implantação mais rápida da infraestrutura informática vai acelerar a transição digital em muitos sectores e promoverá uma integração mais profunda das economias digital e real”.
A Secretária-Geral da UIT, Doreen Bogdan-Martin, reforçou dizendo que “não vamos escolher entre tecnologia e desenvolvimento sustentável, porque precisamos de ambos”, e manifestou o seu desejo de continuar a “construir um futuro digital que promova o progresso das pessoas e do planeta”.
“Para alcançar esta inovação tecnológica sustentável, a Huawei acredita que é fundamental investir no talento das novas gerações. Assim, e para potenciar o desenvolvimento de futuros líderes, a empresa aprofundou a parceria com a UIT através do lançamento da bolsa ITU Generation Connect Young Leadership Programme in Partnership with Huawei”, revela a empresa.
Anualmente, será concedido um apoio a 30 jovens de todo o mundo, entre os 18 e os 28 anos, para implementarem projetos que recorram à tecnologia digital para impulsionar o desenvolvimento da comunidade.
As candidaturas sertão abertas no início do próximo ano e a iniciativa será renovada nos dois anos seguintes.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com