[weglot_switcher]

Huawei paga viagem à China a deputado e autarcas do PSD

Sérgio Azevedo, atual deputado e vice-presidente da bancada do PSD, Ângelo Pereira, vereador na Câmara de Oeiras e Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela admitem ao jornal ‘Observador’ que não só fizeram a viagem a convite da Huawei como foi a empresa chinesa a pagar.
28 Julho 2017, 14h00

Um ano antes de a Galp convidar vários membros do Governo para assistir a jogos da seleção nacional, no Campeonato Europeu de Futebol de França, um outro esquema de influência de decisões públicas e políticas passava . Dois deputados social-democratas viajaram para a China, em fevereiro de 2015, com voos e estadia oferecidos pela empresa de telecomunicações Huawei, numa altura em que procuravam um parceiro tecnológico para um projeto tecnológico da Junta de Freguesia da Estrela.

Sérgio Azevedo, atual deputado e vice-presidente da bancada do PSD, Ângelo Pereira, vereador na Câmara de Oeiras e Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela admitem ao jornal ‘Observador’ que não só fizeram a viagem a convite da Huawei como foi a empresa chinesa a pagar.

“O erário público não gastou um euro com esta viagem”, afirma Henrique Muacho, que ficou de arranjar parceiros para o projeto Geoestrela, um serviço que permite aos habitantes reportarem problemas que identifiquem nas ruas. “Foi a Huawei que suportou os encargos da minha estadia”.

No entanto, Sérgio Azevedo considera que esta situação foi diferente das viagens da Galp, especialmente no seu caso que foi apnas “dar forma a um amigo, assistir à apresentação dele” na China. “Não fui como deputado, não fui em missão oficial nem em missão parlamentar”, sublinha. “Não tenho nenhuma ligação com essa empresa. Isto foi absolutamente pessoal, nem participei em nenhuma atividade”, declarou o vice-presidente da bancada do PSD.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.