[weglot_switcher]

Hy2Move inaugura posto de abastecimento de hidrogénio verde na Póvoa de Santa Iria

O novo posto de abastecimento integra um ciclo de investimento, que atingirá um valor global superior a 40 milhões de euros, e representa um passo crucial para tornar o hidrogénio mais acessível a potenciais utilizadores finais.
30 Setembro 2025, 17h30

A HyChem, empresa especializada na produção de hidrogénio, inaugurou, no dia 26 de setembro, no seu complexo industrial de Póvoa de Santa Iria, o primeiro posto privado de abastecimento de hidrogénio verde para veículos na região de Lisboa. O evento assinalou também o lançamento da nova marca da empresa para a mobilidade, a Hy2Move.

O novo posto de abastecimento integra um ciclo de investimento, que atingirá um valor global superior a 40 milhões de euros, e representa um passo crucial para tornar o hidrogénio mais acessível a potenciais utilizadores finais.

O hidrogénio fornecido é verde, produzido integralmente com recurso a energia renovável, e cumpre os mais elevados padrões de qualidade e pureza (cumprindo os requisitos de pilha de combustível).

Em comunicado a empresa detalha que o projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa francesa HRS, líder europeia neste segmento, e abastecerá seja “pesados” de transporte de passageiros e mercadorias, seja veículos para uso industrial ou de serviços, como os que asseguram a higiene urbana, empilhadores, gruas e outros, seja ainda viaturas e equipamentos de serviço utilizados, por exemplo, em aeroportos.

O Presidente e CEO da HyChem, Manuel Gil Antunes, sublinhou que “a inauguração do posto de abastecimento é o cumprimento de uma promessa da empresa, que tem como ambição colocar Portugal na vanguarda do desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio”.

Na sua intervenção, o CEO destacou outros projetos inovadores, como “a parceria com a Tecnoveritas e a Mitsubishi no projeto Hydrogen Pioneer para a conversão de motores marítimos a combustão para hidrogénio”, o “desenvolvimento de um eletrolisador alcalino de conceção e fabrico 100% português”, “uma fábrica, a ser inaugurada em Benavente, para a produção em série destes eletrolisadores alcalinos”, e “a expansão do gasoduto de hidrogénio de que a empresa já é detentora, para chegar à rede de gás natural da Floene e a outros vizinhos industriais”.

A inauguração do posto de abastecimento representa a aposta da HyChem no hidrogénio verde para a mobilidade e para usos industriais, servindo como matéria-prima e fonte de energia.

“A cooperação transparente com as autoridades locais e nacionais foi fundamental para o sucesso do projeto, que visa o bem comum e o desenvolvimento sustentável da comunidade”, lê-se no comunicado.

Já o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Fernando Paulo Ferreira, elogiou a visão estratégica da HyChem, referindo-se à empresa como “Hy2Change”, devido à imensa transformação que a empresa tem promovido.

O autarca destacou que a HyChem tem demonstrado “a viabilidade de uma indústria limpa, que pode vir a ter emissões negativas, um exemplo não só para Portugal, mas para a Europa e para o mundo”. Fernando Paulo Ferreira realçou, também, “o sucesso da colaboração entre a academia e a indústria, exemplificada pelo trabalho de doutorandos diretamente associados à HyChem, provando que a parceria entre ambos leva a resultados mais longe”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.