A Iberdrola anunciou hoje que concluiu a instalação das suas centrais solares do leilão de 2019. A empresa espanhola venceu o maior número de lotes no procedimento de 2019, num total de sete.
A companhia concluiu mais recentemente a montagem das centrais solares de Montechoro I e II e da central do Carregado, terminado assim as empreitadas relacionadas com o primeiro leilão de energia solar que venceu.
As centrais Montechoro I e II vão entrar em funcionamento no primeiro trimestre do próximo ano.
Estas centrais contam com uma potência de 12 MW e 25 MW, respetivamente, e representaram um investimento de 28 milhões de euros.
Antes, a Iberdrola já tinha instalado a central fotovoltaica de Algeruz II (27MW), em Setúbal, a central fotovoltaica do Conde (14 MW), em Palmela, e as centrais fotovoltaicas de Alcochete I e II (46 MW).
Já a central do Carregado, com 62 MW, representou um investimento de 50 milhões de euros.
A Iberdrola recorda que “está a desenvolver o Complexo Eólico ligado ao Sistema Eletroprodutor do Tâmega (300 MW) – o maior projeto de hibridização do país, que, pela primeira vez na Península Ibérica, combina energia eólica com bombagem hidroelétrica – e a Central Fernando Pessoa (1.200 MW) – o maior projeto fotovoltaico da Europa”.
A empresa adianta que as “centrais Cristovão Colombo I e II (1.000 MW) – que contam já com o Acordo assinado com a REN para a conexão à rede (Título de Reserva de Capacidade) – continuam em desenvolvimento. A Iberdrola dá, assim, mais um passo, assumindo novos compromissos financeiros como a construção dos reforços necessários à injeção da energia produzida pelas Centrais na rede pública”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com