[weglot_switcher]

Iberdrola e BP Pulse unem-se pela maior rede de carregamento rápido e ultrarrápido na Península Ibérica

A nova joint venture planeia investir mil milhões de euros para atingir 11 700 pontos de carregamento de alta velocidade até 2030 em Portugal e Espanha.
1 Dezembro 2023, 10h00

A Iberdrola e a BP Pulse oficializaram nesta sexta-feira, 1 de dezembro, a parceria formada no âmbito do carregamento de alta velocidade para veículos elétricos.

A nova joint venture planeia investir mil milhões de euros para atingir 11 700 pontos de carregamento até 2030 em Portugal e Espanha, superando assim aquilo que consideram ser uma barreira para a afirmação plena do carro elétrico, pela curta oferta no que diz respeito ao carregamento.

A nova empresa, criada pela Iberdrola e BP Pulse, vai arrancar com mais de 300 pontos de carregamento rápido (>50kW) e ultrarrápido (>150kW), mas pretende chegar aos 5.000 pontos de carregamento até 2025 , todos com energia 100% renovável (por meio de certificados de garantia de origem).

Pablo Pirles, da Iberdrola, e Elena Melia, da BP, vão liderar a nova joint venture que terá sedes independentes em Madrid e no Porto.

Do lado da Iberdrola, Pablo Pirles, que vai assumir o cargo de CEO na nova empresa, diz que “por meio dessa aliança, buscamos tornar o carregamento público ultrarrápido acessível a todos os cidadãos, já que a alta velocidade da nossa rede nos permite obter autonomia de até 200 quilômetros em apenas alguns minutos de recarga. Nosso objetivo é promover o avanço definitivo do uso de veículos elétricos com energia 100% renovável (por meio de certificados de garantia de origem), ajudando a acelerar a transição energética”.

A BP é encarada como parceiro estratégico visto que conta com uma rede de 1.300 estações de serviço, grande parte das quais pode ser usada como centros de carregamento para a nova empresa em Espanha e Portugal. “Isto permitirá que os motoristas de veículos elétricos carreguem em estações seguras com acesso a serviços de conveniência adicionais”, assume a Iberdrola.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.