[weglot_switcher]

IBM fecha unidade de research na China e corta mais de mil postos de trabalho

A redução da força laboral, com o fim desta unidade, acontece numa altura em que a empresa está a ser penalizada por um abrandamento da procura pelo seu hardware e pelas dificuldades que está a enfrentar no mercado chinês.
26 Agosto 2024, 15h18

A IBM vai encerrar a sua operação de research e desenvolvimento (R&D) na China, o que vai afetar mais de mil postos de trabalho, avançou a tecnológica norte-americana esta segunda-feira.

A redução da força laboral, com o fim desta unidade, acontece numa altura em que a empresa está a ser penalizada por um abrandamento da procura pelo seu hardware e pelas dificuldades que está a enfrentar em mercados em crescimento, como é o caso da China, refere a “Reuters”.

Já ao South China Morning Post, fonte oficial afirma que a “IBM ajusta as suas operações às necessidades dos nossos clientes”, garantindo que “estas alterações não vão impactar a nossa capacidade de apoiar os clientes na China”.

Os responsáveis da IBM explicaram aos colaboradores esta segunda-feira que o grupo enfrenta uma concorrência crescente, de acordo com o mesmo jornal, com as receitas da empresa na China a caírem quase 20% em 2023. Isto depois de Pequim ter encorajado os consumidores a comprarem mais produtos tecnológicos a empresas locais.

Além disso, as empresas norte-americanas em sectores chave na China, como telecomunicações, chips e inteligência artificial, enfrentam um escrutínio cada vez maior, não só por parte das autoridades locais mas também nos EUA.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.