[weglot_switcher]

IGCP cancela leilão de dívida de curto prazo da próxima semana

IGCP cancelou o leilão duplo de dívida a seis e 12 meses previsto para a próxima quarta-feira, com o qual pretendia arrecadar entre mil milhões e 1,25 mil milhões de euros.
12 Novembro 2021, 16h36

O IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública cancelou o leilão de Bilhetes do Tesouro (BT) previsto para a próxima semana, através do qual pretendia levantar entre mil milhões e 1,25 mil milhões de euros.

“O IGCP decidiu não realizar, no próximo dia 17 de novembro, o leilão de BT referente às linhas a seis e 12 meses”, anunciou a instituição presidida por Cristina Casalinho, em comunicado divulgado esta sexta-feira.

Segundo as linhas de atuação para o quatro trimestre, o Tesouro estipulou como montante global indicativo entre mil milhões e 1,25 mil milhões de euros para o leilão duplo de dívida a seis meses e 12 meses, que teria lugar a 17 de novembro. Este era o único leilão de dívida de curto prazo previsto para o quarto trimestre deste ano, mas esta não é a primeira vez este ano que o IGCP decide cancelar um leilão de dívida. Nas linhas de atuação previstas, o Tesouro sublinha sempre que “acompanhará ativamente a evolução das condições de mercado, podendo introduzir ajustamentos às presentes linhas de atuação”.

No quarto trimestre, o IGCP prevê também emissões de Obrigações do Tesouro através de leilões, com colocações de mil milhões a 1,25 mil milhões de euros por leilão. Esta quarta-feira, Portugal pagou menos para colocar 686 milhões de euros em dívida a 10 anos, tendo pago uma taxa de alocação de 0,314%, que compara com os 0,397% registados no último leilão comparável. A procura superou a oferta em 1,46 vezes. O Tesouro colocou ainda 314 milhões de euros em dívida a 16 anos com uma taxa de alocação de 0,622%, tendo a procura superado a oferta em 2,10 vezes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.