A Ikea tem estado a formar os seus trabalhadores dos call centers para serem também consultores de design de interiores, no âmbito do alargamento de serviços disponibilizados pelo grupo sueco do mobiliário e decoração. Nos últimos dois anos, cerca de 8.500 funcionários fizeram esse curso especializado.
Os números foram avançados esta terça-feira pela agência “Reuters“, que revelou ainda que o bot baseado em Inteligência Artificial (IA) – a “Billie”, como a gama de estantes – tratou de quase metade (47%) das chamadas dos clientes para os centros de contacto desde 2021.
“Estamos empenhados em fortalecer a empregabilidade dos colegas de trabalho na Ingka, através de aprendizagem, desenvolvimento e requalificação ao longo da vida, e acelerar a criação de novos empregos”, afirmou Ulrika Biesert, manager global de Pessoas e Cultura da Ingka.
Questionada pela Reuters sobre se acha que o aumento da utilização de IA levará a um corte no número de trabalhadores da empresa, a gestora neerlandesa declarou: “Não é isso que estamos a ver agora”.
Em meados do passado mês de abril, a Ikea expandiu o leque de serviços oferecidos para passar a ter design de interiores em mercados como o Reino Unido e os Estados Unidos. Em Portugal, os clientes pagam 25 euros por hora para consultoria online e a partir de 199 euros para receberem uma proposta de projeto de design de interiores para uma divisão de casa com imagens 3D, segundo o preçário consultado pelo Jornal Económico.
No ano fiscal de 2022, as vendas de produtos e serviços de design de interiores da Ingka através de telefone ou videochamada representaram 1,3 mil milhões de euros, o que representa 3,3% do total das receitas. À agência, o grupo Ingka adiantou que pretende aumentar essa percentagem para 10% até 2028.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com