[weglot_switcher]

Iker Casillas investe em startup de telemedicina

A Idoven é uma empresa que realiza consultas de cardiologia à distância e tem uma vertende de análise/exames para desportistas.
5 Maio 2020, 20h04

Íker Casillas é o novo investidor da startup espanhola Idoven, que desenvolveu um projeto de telemedicina com base em Inteligência Artificial para fazer consultas e exames de cardiologia à distância. A empresa, que foi uma das escolhidas pela Google para participar num programa de aceleração, tem um foco nas análises ao coração dos desportistas que conquistou o ex-guarda-redes espanhol.

“Há um ano, a minha vida mudou. Já estou recuperado, mas estou mais consciente do que nunca da importância de cuidar dos nossos corações”, explica o ex-jogador de futebol em comunicado. Recentemente, conheci o projeto Idoven, entrei em contacto com eles e, depois várias conversas, tornou-se claro para mim de que queria apoiar e fazer parte deste projeto”, explicou o antigo guarda-redes do FC Porto e do Real Madrid.

Fundada em 2018, a Idoven surge de uma ideia de três empresários espanhóis durante a preparação para os Jogos Olímpicos de 2016, que fez com que a equipa reunisse o trabalho em cardiologia do Conselho Superior de Desporto (CSD) a investigação do Centro Nacional de Investigação Cardiovascular (CNIC) de Espanha.

Entretanto, desenvolveram um software que analisa as batidas do coração à distância. Os utilizadores podem pedir à Idoven uma análise cardíaca ao domicílio e, dias depois, recebem um relatório médico individual e o resultado do eletrocardiograma. No caso dos atletas, os preços variam entre os 125 euros e os 450 euros, mas existem também soluções direcionadas para famílias ou empresas.

“Todos os atletas, independentemente do nível, estão expostos a lesões e problemas médicos, incluindo problemas cardíacos. Estou convencido de que fazer a minha parte para ajudar o tecido empresarial espanhol, especificamente nas áreas de saúde e desporto, é um investimento seguro e valioso. O nosso futuro é digital e investir em empresas e no talento espanhol é fundamental para as pequenas startups se tornarem realidade a médio e longo prazo”, justifica Íker Casillas, em declarações divulgadas em comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.