A análise de dados (analytics) está a transformar a forma como as empresas líderes no sector de hotelaria fazem negócios. À medida que aumenta o volume e a quantidade de dados gerados, torna-se necessário a aplicação de técnicas de análise mais avançadas para uma melhor tomada de decisão em todas as funções do negócio. Nesta evolução dinâmica, as ferramentas de análise de dados estão a ser usadas para medir e melhorar o desempenho do negócio, focando áreas como o crescimento das receitas, gestão de relacionamento com clientes e experiências proporcionadas aos hóspedes.

O uso de ferramentas de análise de dados tem, muitas vezes, um impacto direto sobre a receita das empresas de gestão hoteleira. No departamento de controlo das receitas, as empresas podem capturar dados de uma infinidade de fontes, incluindo comportamento de pesquisas on-line, tráfego aéreo, vendas de concorrentes e reservas futuras, para melhor prever a procura e otimizar os preços. No departamento de marketing, esta capacidade de gestão de big data permite obter um entendimento mais refinado do comportamento dos hóspedes e das suas expectativas, permitindo uma maior segmentação de clientes e caracterização das suas preferências de compra. Aplicando modelos preditivos a estes dados, os grandes grupos hoteleiros são agora capazes de estimar a probabilidade de resposta dos hóspedes às promoções.

A análise de dados permite também melhorar significativamente a experiência global dos hóspedes. Através da definição de algoritmos e tendo por base um melhor entendimento do que foram todos os passos dados pelo cliente, os programadores de plataformas de reservas são capazes de melhorar o interface do usuário, proporcionando-lhes uma experiência personalizada com recomendações muito customizadas. Os mais avançados sistemas de CRM (Customer relationship management system) já incorporam estas análises de dados para melhor entenderem o comportamento individual dos clientes, permitindo a criação de experiências customizadas durante visitas subsequentes.

No mundo atual a indústria hoteleira capta enormes volumes de informação de várias fontes, estando o uso eficaz da análise de dados, através de ferramentas apropriadas, a mudar drasticamente a forma como os negócios de hotelaria são geridos. Investir em técnicas de análise de dados não só permitirá dar aos hóspedes uma experiência única, como também permitirá uma melhoria dos resultados operacionais de proprietários de hotéis e empresas de gestão hoteleira.