[weglot_switcher]

IMT Jovem e Selo geraram poupança de 77 milhões a 20 mil jovens

Quase 20 mil jovens com idade até aos 35 anos não tiveram de pagar 57 milhões de IMT e 20 milhões de euros de imposto do selo na aquisição da primeira habitação própria e permanente. Contudo, os apoios dados pelo Governo não chegam a 70% dos jovens abrangidos por não cumprirem os requisitos.
IMT casa habitação
7 Fevereiro 2025, 11h34

O valor da poupança em Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT) e Imposto do Selo (IS) atribuída a pessoas até aos 35 anos na compra da primeira casa totalizou até agora 77 milhões de euros, revelou ao Jornal Económico fonte oficial do Ministério da Juventude e Modernização. Poupança fiscal chegou a quase 20 mil jovens desde que a medida entrou em vigor em agosto do ano passado.

A poupança para os jovens disparou nos primeiros 19 dias de janeiro em mais 15 milhões de euros face à poupança total de 62 milhões registada entre o início de agosto e 31 de dezembro do ano passado.

Por outro lado, os apoios dados pelo Governo aos jovens até 35 anos para a compra da primeira casa não chegam a 70% dos abrangidos por não cumprirem os requisitos exigidos pelo Executivo para terem acesso a essas ajudas.

Esta é uma das conclusões do estudo da mediadora Century 21 Portugal realizado a jovens com idades entre os 20 e 40 anos, que vivem nas áreas metropolitanas da Grande Lisboa e do Porto.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.