[weglot_switcher]
1339222
Em Foco

Promotores pedem recuo do IMT para não afetar credibilidade do país a nível internacional

Presidente da APPII considera que a decisão do Governo em agravar o IMT para os não residentes pode passar a mensagem de que o investimento direto estrangeiro não é bem-vindo em Portugal. “Se estamos a castigar os estrangeiros que compram casa encarecendo o valor, naturalmente vai haver estrangeiros que vão voltar atrás nessa decisão”, afirma Hugo Santos Ferreira.

Atualidade

Passos Coelho critica políticas do Governo de chutar os problemas para a frente

À boleia da saúde, antigo chefe do Governo falou em dois problemas “graves”: a gestão e o “enorme descontrolo da despesa pública”. Sobre as reformas necessárias, Passos Coelho desafiou Montenegro a não depender do Parlamento para fazer as reformas que o país precisa. Governo ficou em silêncio.

CAP pressiona Governo: Plano ‘Água que Une’ tem de “começar a sair do papel”

Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) pede ao Governo que não se esqueça da estratégia hídrica nacional no Orçamento do Estado que está a elaborar. Álvaro Mendonça e Moura quer também que avance a isenção de IRS e Segurança Social no trabalho suplementar até 200 horas, “uma medida crucial para atenuar a escassez de mão-de-obra”, e defende a criação de incentivos fiscais e contributivos para jovens agricultores.

Vinícolas de Setúbal miram mercado brasileiro para fintar tarifas de Trump

Península quer provar que casta local, castelão, também produz bebidas de qualidade. Região busca mitigar desafios do setor, como as tarifas dos Estados Unidos.

Iberdrola investe 58 mil milhões. Nove na Ibéria

Tudo na Iberdrola é grande. Afinal, a companhia espanhola sediada no País Basco é a segunda maior elétrica cotada do mundo e anunciou que vai investir 58 mil milhões de euros até 2028, uma subida de 30% face ao anterior plano estratégico.

“As pessoas querem menos teoria e mais prática”, diz Inês Rocha de Gouveia, presidente da Fundação Santander Portugal

O relatório “Tomorrow’s Skills”, apresentando pelo Santander, revelou a perceção dos portugueses sobre a aprendizagem contínua e as competências para o futuro do trabalho.

Impresa admite negociações para controlo do grupo mas nega acordo fechado

Dona da SIC e do Expresso nega que esteja fechado qualquer acordo apesar das negociações com o grupo MFE-MediaForEurope, controlado pelos herdeiros de Sílvio Berlusconi,

Trinta mil milhões de dólares depois, Argentina está de novo à beira da falência

XTB
A corretora XTB analisa o percurso da economia argentina desde a vitória de Javier Milei: a economia do país parece ter melhorado significativamente mas o investimento não chegou como esperado e o crescimento económico abrandou. Leia a análise dos analistas da XTB.

Carneiro desafia Montenegro a fazer aumento permanente das pensões mais baixas

Líder do PS apresentou as contas para esta medida e disse que esse aumento permanente para pensões até 522 euros custaria 400 milhões de euros, o mesmo que representa a descida de cada ponto percentual de IRC.

Dinamarca proíbe drones civis durante semana de cimeira da União Europeia

País escandinavo quer segurança máxima, numa altura em que, apesar das evidências em contrário, Serjey Lavrov insistiu que a Rússia não está interessada em atacar países da NATO ou na União. Domingo foi dia de fortes ataques a Kiev.

Zona de Impacto regressa para debater inovação e transição industrial

O Jornal Económico, em parceria com o novobanco, organiza a terceira edição da Zona de Impacto, desta vez dedicada à inovação e à transição na indústria portuguesa. O evento terá lugar no dia 29 de setembro, às 10h30, no Técnico Innovation Center

Entrevista

Vítor Bento: “Bancos na Europa enfrentam labirinto de camadas de requisitos de capital”

Contrariando o que defende a Comissária Europeia, Maria Luís Albuquerque, o presidente da APB considera que a frase “pensamos que os depósitos bancários são seguros, mas seguro é que perdemos dinheiro com eles” não foi “a afirmação mais feliz”.

Mercados

Mercados fecharam semana do lado dos ganhos

A semana passada foi positiva para os mercados, principalmente os europeus, que terminaram a semana a registar ganhos.

Agenda

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

No plano internacional, Copenhaga vai ser palco de dois encontros de relevo: a Comissão Europeia vai apresentar na reunião informal do Conselho Europeu, no dia 1, o plano para reforçar a segurança e a defesa dos países da União Europeia. Depois desta reunião, haverá ainda outra, da Comunidade Política Europeia, onde estará o primeiro-ministro Luís Montenegro. Dentro de portas, são conhecidos dados da economia nacional (do emprego ao desemprego, passando pela execução orçamental de agosto) e o turismo tem palco principal logo no arranque da semana, numa conferência que contará com o chefe do Governo, o ministro da Reforma do Estado e o Presidente da República. No Parlamento, a lei da imigração vai fazer aquecer o debate. Nesta semana, o apagão de abril voltará a dar que falar com a divulgação do relatório dos peritos europeus.

Opinião

Os drones e a soberania que Portugal não pode ignorar

Hoje, a soberania joga-se no ar, em terra e no mar, com sistemas não tripulados que redefinem o poder. Ignorar o cluster industrial emergente é abdicar da nossa relevância num mundo em convulsão.

Compreendendo o “populismo”

A subida do populismo é explicada pelo desfasamento de opinião entre políticos e eleitorado, sobretudo nas questões culturais.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.