Após uma reunião com presidentes de municípios do distrito de Leiria afetados pelos incêndios de domingo, na Marinha Grande, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, afirmou aos jornalistas presentes que os prejuízos resultantes dos incêndios de domingo e segunda-feira devem superar os registados no fogo de Pedrógão Grande. “Nos sete municípios de Pedrógão Grande os prejuízos foram estimados em valores superiores a 500 milhões de euros. Pela área geográfica agora atingida e pela violência do incêndio, não é difícil chegar à conclusão que estes prejuízos superarão muito largamente esse montante”, disse Capoulas Santos à Lusa.
O ministro sublinhou também existirem mais de 30 municípios afetados por estes incêndios, enquanto no incêndio de Pedrógão Grande foram apenas sete os concelhos atingidos. Em declarações aos jornalistas presentes, o ministro reiterou que os agricultores afetados pelo incêndio terão apoios à semelhança daqueles que foram disponibilizados aos produtores agrícolas atingidos pelos fogos de Góis e de Pedrógão Grande.
Também na área das florestas, o Estado vai reabilitar “aquilo que foi destruído” em relação à “floresta pública”, sendo que, na floresta privada, serão concedidos apoios à reflorestação, que poderão ser de até 95% a fundo perdido no caso de particulares e de até 100% nos casos de entidades coletivas ou autarquias locais.
Além da reunião com os autarcas, Capoulas Santos visitou durante a manhã o Pinhal de Leiria, consumida em cerca de 80% pelo incêndio de domingo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com