[weglot_switcher]

Indaqua na corrida às concessões de eletricidade em baixa tensão

Oito anos depois vai ser preparado este concurso em Portugal, que tem de ser lançado no espaço de um ano.
4 Julho 2024, 12h34

O maior operador privado na distribuição de água em Portugal, a Indaqua, vai entrar na corrida às concessões de eletricidade em baixa tensão em Portugal.

Para este concurso, a Indaqua juntou-se à italiana Areti, do grupo Acea, que atuará como consultor industrial, que é responsável pela “distribuição de 9,2 TWh por ano de eletricidade”, sendo a “segunda maior operadora italiana, servindo 2,8 milhões de habitantes”.

A empresa “procura agora expandir também as suas áreas de atuação para a distribuição de eletricidade em baixa tensão”, destacando a decisão do anterior Governo que veio dar o “tiro de partida” nos concursos de atribuição de concessões municipais de distribuição de eletricidade, “num processo que se inicia a 31 de julho deste ano e se prolonga até 30 de junho de 2025, data-limite para o lançamento de todos os concursos públicos por parte dos municípios”.

Recorde-se que estas concessões são atualmente detidas pelo monopólio da E-Redes. A abertura do lançamento do concurso demorou oito anos para ser lançado pelo Executivo de António Costa, tal como escreveu o JE em fevereiro.

A empresa indica que entrou recentemente no mercado espanhol de abastecimento de água, através da compra de uma empresa em Palma de Maiorca.

Em Portugal, abastece 800 mil pessoas em 10 municípios sobretudo no norte do país.

Oito anos depois: munícipios têm até junho de 2025 para lançar concurso para a distribuição em baixa tensão

Os municípios têm até ao final de junho de 2025 para lançar os concursos de distribuição de eletricidade em baixa tensão. A rede é atualmente gerida pela E-Redes (que pertence ao grupo EDP) e os concursos significam o fim do histórico monopólio da energética.
Em 2017, foi aprovada a lei que aprovou os princípios e regras gerais relativos à organização dos procedimentos de contratação pública na modalidade de concurso para as concessões municipais de distribuição de energia elétrica.
RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.