A Indico e a Google anunciaram hoje o lançamento do programa “Indico Founders Program Powered by Google for Startups”. Já na sua terceira edição, o programa conta agora com dois focos, Tech para startups tecnológicas e Blue, especificamente para startups ligadas ao oceano, nas áreas de tecnologia ou ciência.
O programa apoia e investe em startups em estágios iniciais de desenvolvimento que ambicionam tornar-se líderes globais na sua área de atuação.
Todas as startups selecionadas, no máximo de 10 por ano, recebem investimento de pelo menos 100 mil Euros da Indico, que poderá subir até aos 5 milhões de euros.
“Na sua terceira edição, o programa é direcionado a empresas em fase inicial (pre-seed) com um produto já operacional (MVP, minimum viable product), pelo menos alguns clientes e um grande potencial de mercado. Além do já estabelecido foco em Tech Startups, esta edição contará também com o novo foco em Blue Startups, para empresas relacionadas com a economia marítima e impacto positivo nos oceanos, sediadas em Portugal. As empresas relacionadas com o mar, receberão investimento do novo fundo de 50 milhões de Euros, recentemente anunciado pela Indico”, diz a gestora de fundos lidera por Stephan Morais.
O Managing general Partner da Indico, explica que “ao juntar forças com a Google, temos vindo a impulsionar startups Ibéricas para o palco global, abrindo portas para melhores e maiores oportunidades de investimento. Agora, ao adicionarmos o novo foco em Blue Startups ao programa, estamos muito entusiasmados por poder colaborar com um leque ainda mais diverso de startups, particularmente num mercado tão rico como o do ecossistema marítimo português, que pode ter grande impacto tanto na nossa economia, como no nosso planeta.”
Com este programa de investimento e a parceria com a Google, “a Indico pretende fomentar a criação de startups em Portugal e impulsionar as mais promissoras para o âmbito internacional, para que possam obter melhor investimento, inclusivamente da parte da Indico, que pode vir a investir até 5 milhões por empresa”, diz a sociedade.
Desde 2019, a Indico já investiu num total de 28 empresas, cerca de 33 milhões de euros, tendo estas angariado de investidores internacionais, mais de 1,18 mil milhões de euros.
A Indico está já a aceitar candidaturas para o 2022 Indico Founders Program em parceria com a Google for Startups.
A Indico e a Google colaboram desde 2020, quando lançaram o programa de aceleração conjunto para impulsionar o ecossistema Português. Desde então, 13 empresas, em mais de 300 candidatas, foram selecionadas para se juntarem ao mesmo.
O Indico Founders Program visa dotar os empreendedores das ferramentas e capital para poderem crescer os seus negócios. “O programa inclui inspiradoras palestras de outros empreendedores de sucesso, apresentações de parceiros do ecossistema, apoio em angariação de capital, suporte no recrutamento, estratégia, e desenvolvimento de empresa à medida das necessidades da mesma. As empresas selecionadas têm ainda a oportunidade de incubação no escritório da Indico durante um ano, trabalhando diariamente com a equipa e Sócios da Indico”, refere a gestora.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com