A Indico Capital Partners fez um investimento em mais cinco startups no valor de 4,4 milhões de euros. As empresas Framedrop, Data4Deals, Ittinsect, Inclita Seaweed Solutions e Biomimetx, duas ligadas à Inteligência Artificial e três relacionadas com a proteção dos oceanos, foram os alvos deste financiamento no Indico Founders Program Powered by Google for Startups.
As cinco startups juntam-se assim à imobiliária digital Relive no grupo de empresas aceites em 2022 no programa que une a sociedade de capital de risco portuguesa à Google, que foi lançado em 2020 e este ano recebeu um recorde de 292 candidaturas. No primeiro ano, o programa da Indico Capital Partners e da Google escolheu sete empresas entre 154 candidatas, em 2021 foram seis selecionadas entre 171 inscritas em 2021.
Pela primeira vez, esta edição tem a participação de empresas relacionadas com o oceano investidas pelo Indico Blue Fund, fundo dedicado aos oceanos com 50 milhões de euros, em combinação com investimento do Indico Acceleration Fund I nas restantes startups.
Segundo o managing general partner da Indico, “todas as seis empresas têm um grande potencial”. “Estamos particularmente felizes por começar a investir em empresas que possam ter um impacto positivo nos oceanos e, portanto, nas mudanças climáticas que enfrentamos”, admite Stephan Morais, em comunicado divulgado esta sexta-feira aos meios de comunicação social.
“O despontar do ocean-tech está perfeitamente alinhado com os nossos valores e a nossa visão para um futuro sustentável e estamos entusiasmados com a inclusão de empresas relacionadas com os oceanos”, garante o diretor geral da Google Portugal, Bernardo Correia.
Por exemplo, a BioMimetx, da área da biotecnologia, desenvolve soluções anti-biofouling, o fenómeno em que algas e moluscos se agarram a superfícies metálicas em ambiente aquático gerando grandes perdas económicas. A empresa cofundada por Patrick Freire recebeu 500 mil euros para avançar na comercialização do produto, que, na sua opinião, constitui uma “abordagem inovadora e sustentável de bio-fouling, uma questão importante nas operações marítimas, como o transporte marítimo e a aquicultura, sendo uma solução que apoia a redução de material tóxico libertado nos oceanos”.
Por sua vez, a Framedrop produz vídeos com resumos dos melhores momentos dos jogos que são transmitidos em direto em redes sociais como o Twitch para que os gamers consigam monetizar melhor o conteúdo que produzem (live streams, por exemplo). “O nosso objetivo é ajudar os criadores de conteúdo a aproveitar o conteúdo criado ao vivo e monetizá-lo offstream”, sintetizou o cofundador e Chief Operating Officer da Framedrop, Mário Tarouca.
A Data4Deals recorre a Inteligência Artificial para entender as preferências e o comportamento de cada cliente, de forma anónima e a partir de dados financeiros, para que o sector financeiro alcance novos clientes ou aprofunde a relação com os atuais.
A Ittinsect, também de biotecnologia, desenvolveu uma alternativa sustentável à ração para a aquicultura, a partir de insetos e outros subprodutos, o que resulta em ciclos de piscicultura mais curtos e em maior valorização dos peixes produzidos sem aumento nos custos de ração.
A Inclita Seaweed Solutions, do mesmo sector, dedica-se ao desenvolvimento sustentável e à produção, valorização e comercialização de extratos funcionais de algas marinhas bioreativas para a nutracêutica (nutrição e farmacêutica), alimentação humana e animal e cosmética.
A taxa de aceitação no Indico Founders Program Powered by Google for Startups é de 1,7% desde o início do programa. Os fundos da Indico totalizam mais de 40 milhões de euros aplicados em 34 empresas de carteira, que em conjunto angariaram mais de 1,7 mil milhões de euros de investidores desde 2019.
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