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Indie Campers já ultrapassou os 10 milhões de euros

Começaram com três carrinhas destinadas ao segmento dos surfistas. Para o ano contam chegar às mil, para toda a gente. E aumentar os postos de recolha na Europa.
24 Novembro 2018, 16h00

Aquela que começou por ser uma ideia inesperada engendrada há meia dúzia de anos, nem tanto, por dois jovens amigos, a Indie Campers – que se dispunha a alugar autocaravanas a uma tribo cada vez mais numerosa de turistas – ultrapassou no final de 2018 um volume de negócios de 10 milhões de euros.

O crescimento exponencial da empresa – que de uma boa ideia passou a ser o bom negócio – fica também atestado pela expansão da frota (que não passa despercebida em parte nenhuma, no que foi o acrescento ao negócio de uma boa ideia de marketing), atualmente composta por 650 carrinhas, mas que, acompanhando a faturação, deverá chegar à barreira das mil unidades.

Para valores de 2017, a frota de 650 unidades proporcionou um volume de negócios que atingiu os seis milhões de euros, só possíveis porque o negócio internacionalizou-se e nesta altura já percorre uma parte substancial das estradas (e dos caminhos em terra batida) da Europa.

A Indie Campers foi fundada em 2013 pelo português Hugo Oliveira e pelo austríaco Stefan Koeppl, ambos estudantes universitários e amigos, na altura com apenas 24 anos. Para passar a ideia do papel para a estrada, os dois fundadores adquiriram três autocaravanas num leilão e adaptaram-nas ao design que a frota da Indie Campers tem hoje, pelas suas próprias mãos e com a ajuda de amigos e familiares.

O que no início era um projeto voltado para surfistas portugueses que quisessem percorrer a costa do país em busca das melhores ondas, depressa se transformou num negócio que superou as expectativas.

A empresa veio revolucionar o mercado de aluguer de autocaravanas ao oferecer veículos dotados de tecnologia de ponta e ao dar aos clientes a possibilidade de terminarem a viagem em qualquer centro de recolha da Indie Campers na Europa, mesmo que diferente daquele de onde partiram.

A expansão prevista para o exercício de 2019 tem exatamente como um dos pilares o aumento do número de centro de recolhas espalhados pela Europa, o que permite acrescentar mobilidade ao sistema criado pelos dois jovens.

Ainda ao nível económico, e em pouco mais de quatro anos, a empresa passa de um universo local com dois colaboradores e três carrinhas para um universo europeu com 100 colaboradores. Atualmente está em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Alemanha, Suíça, Itália, Croácia e Inglaterra e nas ilhas da Córsega, Sardenha e Sicília.  Em 2019 vai passar a estar também na Escócia, Irlanda e Islândia.

Embora cerca de 90% dos clientes seja de origem estrangeira, a empresa tem vindo a crescer significativamente em Portugal, o que conferiu ao negócio mais um ponto de crescimento – possível porque o universo de potenciais clientes rapidamente se estendeu dos surfistas para o público em geral.

Assim, e ao contrário do que parecia ser lógico, os clientes situam-se numa faixa etária entre os 25 e os 44 anos, bem acima do que estava inicialmente previsto. E o número de clientes que estão numa faixa etária superior àquela não para de aumentar – o que permite igualmente alavancar um potencial de crescimento da faturação para os níveis propostos.

Com preços muito competitivos em relação a soluções mais tradicionais – a que se acrescenta uma mobilidade assinalavelmente maior que um quarto de hotel… – a Indie Campers passou em cinco anos de uma ideia gira para o negócio sexy.

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