[weglot_switcher]

Inditex paga 70 milhões a startup americana por têxtil reciclado

Dona da Zara fechou parceria com startup norte-americana para a produção de poliéster reciclado, que vai introduzir nas suas criações.
Zara
25 Outubro 2023, 13h41

A dona da Zara está a preparar uma alteração ao segmento de retalho de moda. A Inditex vai comprar poliéster reciclado a uma startup norte-americana, num negócio superior a 70 milhões de euros.

A Ambercycle, situada em Los Angeles, fechou a parceria com a marca espanhola e as duas assinaram um acordo de três anos. O acordo é para a compra de cycora, um material produzido a partir de resíduos de poliéster pós-industrial e pós-consumo.

“Este compromisso será fundamental para apoiar a construção da primeira fábrica de regeneração têxtil em escala comercial da Ambercycle”, aponta a empresa em comunicado.

Dessa forma, a produção em escala vai “tornar os materiais circulares amplamente mais disponíveis e acessíveis na cadeia de fornecimento da moda”. “Queremos que a produção de cycora comece em 2025, na nova fábrica, e que seja incorporada nos produtos da Inditex num período de três anos”.

A empresa quer que os produtos sejam “sejam feitos exclusivamente de materiais com uma pegada ambiental reduzida até 2030”.

O CEO da empresa têxtil, Shay Sethi, evidencia que o objetivo da Ambercycle é “permitir a circularidade, substituindo o poliéster virgem por cycora regenerado”. “A nossa parceria com a Inditex representa um salto monumental para a realização da circularidade em escala na indústria da moda”, acrescentou Sethi.

Já Javier Losada, diretor de sustentabilidade da Inditex, reforçou o compromisso da empresa na circularidade têxtil. “Queremos impulsionar a inovação para ampliar novas soluções, processos e materiais para alcançar a reciclagem têxtil”, disse.

Em suma, este é também um passo que pretende afastar a marca principal, Zara, do título de fast-fashion.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.