[weglot_switcher]

Indústria de software: IA Generativa vai poupar até 35% do tempo em tarefas especializadas

De acordo com um estudo da Capgemini, 80% dos profissionais acreditam que aquelas tecnologias vão permitir automatizar determinadas funções. Nesse sentido, tempo de trabalho vai poder ser canalizado para outras matérias com maior valor acrescentado.
17 Agosto 2024, 17h44

Entre os profissionais da indústria de software, quatro em cada cinco (80%) acreditam que a IA Generativa vai permitir automatizar determinadas funções repetitivas nos próximos dois anos. No mesmo período, será possível alcançar uma economia de tempo de até 35% no que respeita a tarefas especializadas.

Os dados foram recolhidos pela Capgemini, no âmbito da realização de um estudo que aborda o potencial das ferramentas associadas à IA Generativa para a área da engenharia ao software.

De acordo com a informação divulgada em comunicado, a automatização do trabalho daqueles profissionais vai permitir-lhes economizar tempo que poderão passar a dedicar a tarefas com maior valor acrescentado.

Em simultâneo, mais de três quartos dos trabalhadores acreditam que aquelas tecnologias podem facilitar a colaboração com as equipas comerciais compostas por elementos “que não possuem conhecimentos técnicos nesta matéria”, assinala-se. As conclusões do estudo levantam ainda o véu sobre a perspetiva dos profissionais acerca do que podem ser os resultados da IA Generativa.

Nove em cada dez organizações estão a dar passos para implementar aquelas tecnologias. Simultaneamente, três em cada cinco profissionais (61%) acreditam que a adoção das mesmas contribui, acima de tudo, para impulsionar a inovação. Seguem-se as referências à melhoria da qualidade do software (49%), assim como um aumento da produtividade entre 7 e 11%.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.