[weglot_switcher]

Inês de Medeiros: “Almada tem este privilégio de ter bairros sociais em espaços absolutamente maravilhosos com uma vista invejável”

“Que privilégio é este? Casas sem condições, e 8.000 pessoas sem casa. É assim a política de habitação em Almada”, reagiu a associação Chão das Lutas às declarações da autarca sobre o bairro amarelo no Monte da Caparica. Já Joana Mortágua critica declarações feitas pela autarca para justificar a “aprovação de um hotel de cinco estrelas no Porto Brandão”.
  • Inês de Medeiros
23 Setembro 2020, 13h41

A autarca da cidade de Almada, distrito de Setúbal, descreveu um bairro social nesta zona como tendo uma “vista invejável” para o rio Tejo.

“Devo dizer que Almada tem este privilegio de ter bairros sociais em espaços absolutamente maravilhosos com uma vista invejável”, começou por dizer Inês de Medeiros, eleita pelo PS, numa reunião camarária.

“Qualquer bairro social da margem norte tem inveja. Eu própria iria viver amanha para o bairro amarelo com aquela vista maravilhosa”, disse a autarca num vídeo da reunião.

Inês de Medeiros referia-se a um bairro social localizado no Monte da Caparica e que também é conhecido informalmente por bairro amarelo devido à cor dos seus prédios, ou por bairro do Picapau Amarelo, inspirado na série brasileira dos anos 70, o Sítio do Picapau Amarelo.

Na sua intervenção, a autarca também elogia que em Almada “não há sistema de guetização [formação de guetos]” por “mérito de toda a gestão” camarária, e que a câmara está a lançar novos projetos em conjunto com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) “no sentido de diminuir ainda mais a guetização, que sabemos ser prejudicial”.

A reunião da autarquia debatia naquele momento a possibilidade de construção de bairros camarários na zona do Lazareto Novo, no Porto Brandão, um antigo asilo datado do final do século XIX que servia como local de quarentena para os viajantes que queriam entrar em Lisboa e que fossem suspeitos de alguma doença contagiosa.

“O Lazareto neste momento é privado. Mesmo que o município tivesse muitos projetos não teria meios para pegar no Lazareto, fazer habitação social”, declarou a autarca.

O vídeo foi inicialmente partilhado pela Chão das lutas – Associação pelo direito à habitação nas redes sociais. “A Presidente da Câmara Municipal de Almada, Inês de Medeiros, acha que quem vive em habitação municipal na cidade é privilegiado porque tem uma ótima vista. Chega a dizer que iria morar para o bairro amarelo amanhã”, segundo a publicação.

“Que privilégio é este? Casas sem condições, e 8.000 pessoas sem casa. É assim a política de habitação em Almada”, de acordo com a associação.

O vídeo foi depois partilhado pela deputada do Bloco de Esquerda, Joana Mortágua, nas redes sociais.

“A presidente da Câmara de Almada acha q os moradores dos bairros sociais são uns privilegiados pela “vista-rio” e até diz que não se importava de mudar para o Bairro Amarelo. Isto enquanto justifica a aprovação de um hotel de cinco estrelas no Porto Brandão. Qualquer comentário é redundante”, escreveu a deputada bloquista.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.