A variação anual da inflação fixou-se em 3,4%, em junho, em Espanha, ficando 0,2 pontos percentuais (p.p.) abaixo do valor do mês passado, de acordo com dados revelados pela autoridade estatística alemã.
A inflação subjacente, que exclui os efeitos da energia e dos produtos alimentares, permaneceu nos 3% e a variação mensal fixou-se em 0,4%.
A descida na inflação em Espanha teve o contributo do transportes que apresentaram uma variação anual de 2,7%, em junho, ficando 0,1 p.p. abaixo do valor do mês passado.
“Esta descida se deveu, na sua maior parte, aos preços dos carburantes, que baixaram face à subida apresentada no mesmo mês de 2023”, referiu o instituto de estatística espanhol.
A contribuir para a descida da inflação esteve também os alimentos e as bebidas não alcoólicas que caíram 0,2 p.p. para os 4,2%.
“Este comportamento foi devido, principalmente, à descida dos preços do azeite e das gorduras, face à subida em junho do ano anterior”, explica o instituto de estatística de Espanha.
Contudo as atividades de ócio e cultura tiveram um aumento de 0,2 p.p. para os 3%.
“Este aumento se deveu à subida dos preços dos pacotes turísticos, que foram superiores face aos de junho de 2023”, referiu o instituto de estatística.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com