A inflação voltou a conhecer uma retração em maio no país vizinho em maio para o nível mais baixo desde julho de 2021, de acordo com os números conhecidos esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol referentes ao Índice de Preços ao Consumo (IPC).
Assim, o Índice de Preços ao Consumo ficou em 3,2% em maio, uma moderação de nove décimas face ao que foi possível constatar em abril.
Após uma subida em abril da taxa interanual, a perspectiva é que o índice de preços ao consumo voltasse a conhecer uma nova subida em maio, quando comparado com o mesmo período de 2022, algo que acabou por não acontecer.
No entanto, explicam os analistas em Espanha que a queda do IPC não implica que os preços no país vizinho estejam a cair mas sim que continuam a subir, apesar desse incremento acontecer agora a um ritmo menos elevado do que o que estava a acontecer nos últimos meses.
A tendência de descida no preço dos combustíveis e, em menor medida, a moderação dos preços dos alimentos e das bebidas não alcoólicas, explica, de acordo com o INE, esta descida da inflação em Espanha.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com