Infraestruturas de Portugal lança concurso público para requalificação do Túnel do Grilo

A verba estimada para esta obra é de 10 milhões de euros, que será destinada para a requalificação da infraestrutura e dos sistemas de segurança do Túnel do Grilo, localizado no lanço Olival de Basto / Sacavém do IC17 – CRIL, em Lisboa.

A Infraestruturas de Portugal lançou de um concurso público internacional para a requalificação da infraestrutura e dos sistemas de segurança do Túnel do Grilo, informou a entidade em comunicado esta terça-feira, 12 de novembro. O Túnel do Grilo, inaugurado em 1998, está localizado no lanço Olival de Basto / Sacavém do IC17 – CRIL, em Lisboa e tem atualmente um tráfego médio diário superior a 100 mil veículos.

A verba destinada para a empreitada tem um preço base de 10 milhões de euros, um prazo de execução de 730 dias e tem como principais objetivos a reparação e reabilitação integral dos equipamentos de segurança instalados, bem como adequação dos sistemas de segurança de modo, dando cumprimento à Diretiva Europeia, transposta para a legislação Portuguesa em maio de 2014, relativa aos requisitos de segurança para os túneis da rede rodoviária transeuropeia e rede rodoviária nacional e ainda melhorar o nível da sustentabilidade e eficiência energética.

Esta obra de modernização e reabilitação do Túnel do Grilo tem também outros trabalhos em vista como a requalificação da infraestrutura do túnel, com recurso a tratamentos pontuais do betão e à aplicação de um sistema composto por um barramento espesso e pintura, a repavimentação integral do troço dentro do túnel, a beneficiação do sistema de drenagem da via, a construção, em vala, de novos canais técnicos e a construção de novos edifícios técnicos junto às zonas de entrada e saída do túnel.

O processo encontra-se agora em fase de receção das propostas a concurso.

Recomendadas

Setor da construção cresce 6% em 2019

A produção do setor da construção “revelou um sensível dinamismo” em 2019 e cresceu 6%, face ao ano anterior, segundo a análise de conjuntura da Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP).

AICCOPN promove debate sobre novo regime de requalificação de edifícios

Manuel Reis Campos, presidente da associação, presidirá à sessão de abertura do seminário que se vai realizar hoje, dia 28 de novembro, no Porto.

Habitações licenciadas em Portugal cresceram 8,6% até agosto

O número de habitações em construções novas licenciadas nos primeiros oito meses de 2019 foi de 15.318, o que traduz um aumento de 15,3%, em termos homólogos.
Comentários