[weglot_switcher]

Iniciativa de literacia financeira da APB abrange 90 escolas este ano letivo

“No Banco da Minha Escola” segue as orientações programáticas do Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Educação Financeira (PNFF), do qual a APB é membro.
21 Outubro 2024, 13h55

A segunda edição da iniciativa “No Banco da Minha Escola”, promovida pela Associação Portuguesa de Bancos (APB), arranca este mês e conta com 90 escolas inscritas de norte a sul do país, estimando-se que abranja cerca de oito mil alunos.

Desde 2011, ano em que foi criado, o projeto de Educação Financeira da APB tem procurado fomentar os níveis de literacia financeira da população em geral, com particular foco nos segmentos considerados mais vulneráveis, como os jovens e os seniores.

A associação liderada por Vítor Bento diz que “neste ano letivo, serão abordados os temas do planeamento e gestão do orçamento familiar (1º período), o sistema financeiro e os produtos financeiros básicos (2º período) e prevenção da fraude online (3º período)”.

Cada escola inscrita contará com uma ou duas sessões por tema, as quais são lecionadas por colaboradores da APB e dos bancos associados que se juntaram à iniciativa.

Segundo a APB, na primeira edição, realizada no ano letivo de 2023/2024, participaram cerca de quatro alunos do 7º ao 12º anos de 42 escolas, nas 189 sessões de literacia financeira realizadas no âmbito desta iniciativa.

Foram também envolvidos 51 voluntários tanto da APB como dos 13 bancos associados que participam no projeto.

“Quando devo começar a pensar em poupar? E como posso fazê-lo? Para que servem os bancos? Como funciona um crédito? Qual a diferença entre um depósito à ordem ou um depósito a prazo? Como me posso proteger na web?”, refere a APB que acrescenta que estas serão algumas das questões a que se procurará dar resposta ao longo das sessões.

“No Banco da Minha Escola” segue as orientações programáticas do Referencial de Educação Financeira, promovido pelo Plano Nacional de Educação Financeira (PNFF), do qual a APB é membro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.