[weglot_switcher]

Iniciativa Liberal duvida que autoridades de saúde estejam preparadas para o fim das medidas de contenção

João Cotrim Figueiredo fez críticas no final da terceira sessão “Situação Epidemiológica da Covid-19 em Portugal”. Entre os outros representantes partidários, o social-democrata David Justino prometeu “disponibilidade total para colaborar com o Governo”, a bloquista Catarina Martins exigiu tarifas sociais para energia, água e comunicações e o comunista João Oliveira admitiu que só no início de maio se poderá avaliar condições para regressar à normalidade.
  • Presidente do Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo
7 Abril 2020, 15h32

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, destoou entre os representantes dos partidos que participaram na terceira sessão de apresentação “Situação Epidemiológica da Covid-19 em Portugal” ao apresentar fortes críticas à preparação das autoridades de saúde para o final das medidas de contenção, que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, indicou deverem prolongar-se ao longo de todo o mês de abril.

“Começo a pensar que não estamos preparados para o plano de retoma”, disse Cotrim Figueiredo, salientando que continuam sem resposta perguntas apresentadas pelo seu partido na primeira sessão no que diz respeito ao “plano de testes necessários para saber a real da extensão da pandemia e do número de imunizados”.

Apesar disso, João Cotrim Figueiredo, primeiro a falar aos jornalistas depois do Chefe de Estado, concordou que os dados apresentados na sessão realizada na sede do Infarmed ao longo de mais de três horas são positivos e mostram que as medidas de contenção estão a resultar. “O nosso voto contra o Estado de Emergência não foi contra as medidas de contenção, mas sim contra o excesso de poderes contido nesse decreto”, disse o líder e deputado único da Iniciativa Liberal, sublinhando que “nenhuma das medidas de contenção adotadas necessitava do Estado de Emergência”.

Por seu lado, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins reafirmou que, estando a reabertura do ano letivo no dia 14 “fora de questão”, como foi avançado pelo Presidente da República e será definido numa reunião do primeiro-ministro António Costa com os partidos políticos nesta quarta-feira, torna-se necessário que tal seja refletido nas medidas de apoio ao acompanhamento aos filhos.

No mesmo sentido, Catarina Martins antecipou propostas que serão apresentadas pelo Bloco de Esquerda na reunião plenária da Assembleia da República desta quarta-feira tendo em visto a garantia de tarifas sociais para a energia, água e comunicações. “Que ninguém possa ficar sem água, luz e comunicações neste momento”, disse a coordenadora bloquista.

O líder do grupo parlamentar do PCP, João Oliveira, constatou os “resultados positivos do cumprimento das medidas de saúde públicas” antes de se referir às questões relacionadas com perda de emprego e de salários ou de abusos aos trabalhadores. E deixou claro que o levantamento das medidas de isolamento social tem de ser feita “de forma gradual e planeada”, correspondendo a uma avaliação mais segura das condições de regresso à normalidade. “No final do mês de abril ou início do mês de maio haverá melhores condições para avaliar”, disse.

Representando o PEV, a deputada Mariana Silva centrou a sua intervenção no adiamento da reabertura das aulas, afirmando que “o mais importante é que ninguém fique para trás, por questões sociais, económicas e geográficas” e exigindo que todos os alunos tenham condições para concluírem o ano letivo.

Para o vice-presidente do PSD David Justino, que voltou a garantir a “disponibilidade total para colaborar com o Governo”, ainda é demasiado cedo para apontar uma data para o regresso às aulas. Isto porque, como salientou, metade do corpo docente tem mais de 50 anos, tornando-se vítimas potenciais da Covid-19. “Entendemos que todo o cuidado é pouco”, disse o antigo ministro da Educação.

Já o presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, apesar de antever “a médio-prazo o regresso à normalidade”, defendeu que se torna “fundamental uma maior robustez dos sistemas de vigilância, meios de deteção e de rastreio”. “Se não se fizerem testes de forma massificada não será possível avaliar com rigor o declive da curva da Covid-19”, realçou, acrescentando que o Governo precisa de dar respostas aos problemas de mais afetados pela crise económica associada à pandemia.

Por último, o deputado e porta-voz do PAN – Pessoas, Animais, Natureza, André Silva, fez notar que é preciso cumprir o Programa de Governo no que toca à transição digital para otimizar soluções de ensino e de trabalho à distância.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.