[weglot_switcher]

Inovação vai ser chave para concorrência internacional

Na conferência “Competir num Mundo Global”, Paulo Portas apontou os riscos da bipolarização. Carlos Moedas afirmou-se otimista com papel da UE.
10 Abril 2021, 21h00

A concorrência num mundo globalizado será cada vez mais afetada pela oposição entre os Estados Unidos e a China e será muito focada na inovação, concordam os participantes na quarta conferência do ciclo Economia Viva 2021, que entendem que a União Europeia (UE) tem de se preparar, para continuar a ser relevante.

Paulo Portas, antigo vice-primeiro-ministro e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, considera que as tendências de evolução geopolíticas e geoeconómicas podiam ser já vistas antes da pandemia, sublinhou que o tempo é de concorrência entre uma superpotência incumbente, os Estados Unidos, e outra desafiadora, a China, e que a corrida será feita, muito, no quadro da tecnologia e da inovação.

Portas duvida da capacidade europeia para ser um agente relevante nestes processos, mas Carlos Moedas, ex-comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, mostra-se mais otimista.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.