[weglot_switcher]

Inquérito revela que PME esperam perder 47 mil milhões de euros em vendas

A Fixando, a plataforma online portuguesa que facilita a contratação de serviços locais, estima que as perdas das PME portuguesas para os próximos 3 meses possa rondar os 47 mil milhões de euros, o correspondente a uma perda de vendas superior a 80%, revela o seu inquérito “Estarão os Negócios dos Portugueses Preparados para o Covid-19?”, realizado esta semana junto de 20.000 empresas.
20 Março 2020, 14h00

A Fixando, a plataforma online de origem portuguesa que facilita a contratação de serviços locais, estima que as perdas das PME portuguesas para os próximos 3 meses possa rondar os 47 mil milhões de euros, o correspondente a uma perda de vendas superior a 80%, revela o seu inquérito “Estarão os Negócios dos Portugueses Preparados para o Covid-19?”, realizado esta semana junto de 20.000 empresas.

“Segundo os últimos dados disponibilizados pela Pordata, o volume de negócios das PME em 2018 foi de 238,5 mil milhões de euros, aproximadamente 19,8 mil milhões por mês. Se o país parar durante 3 meses e perda de negócios for superior a 80% como revela o inquérito, podemos apontar para uma perda total a rondar os 47,7 mil milhões para as PME”, explica Miguel Mascarenhas, CEO da Fixando, em comunicado.

As conclusões do inquérito da “maior plataforma nacional para a contratação de serviços locais, adiantam ainda que as perdas diárias podem ser superiores a 500 euros para 9% das empresas, embora a grande indique perdas entre 50 euros e 100 euros por dia”.

Quanto ao valor que se estima perder só no mês de março, 27% das empresas adianta que esse valor poderá situar-se entre os 500 euros e os 1.000 euros, enquanto apenas 1% se situa em perdas entre 4.500 euros e 5.000 euros.

É percebido ainda no estudo que apenas o negócio de 41% dos inquiridos será capaz de se adaptar ao teletrabalho.

Entre as medidas que a plataforma defende para inverter esta quebra, está o recurso a linhas de crédito para cobrir custos fixos; instalar medidas de segurança/desinfeção; adquirir APP online para lecionar à distância; e reforçar marketing online – social media – para aumentar rede de clientes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.