[weglot_switcher]

Intel revela detalhes da nova ligação Thunderbolt 4

A nova ligação de alto débito da Intel utilizará novas tecnologias de segurança, implementadas por hardware, que serão proprietárias dos futuros processadores Intel Tiger Lake.
14 Julho 2020, 20h22

Embora anunciada em Janeiro, só agora a Intel revela detalhes sobre a nova ligação Thunderbolt 4, que terá a particularidade de não ser mais rápida que a actual ligação Thunderbolt 3. Esta ligação, que será compatível com a futura ligação USB 4.0, manterá uma largura de banda de 20 Gbps, que poderá atingir um pico de 40 Gbps, e deverá ser revelada com a chegada da plataforma Intel Tiger Lake, previsto para o final do ano.

Esta ligação terá a particularidade de ser totalmente compatível com dispositivos, cabos e acessórios Thunderbolt 3, e suportará até dois monitores 4K externos, ou um de resolução máxima de 8K. Será disponibilizada uma ligação PCIe externa até 32 Gbps, o que facilitará bastante a utilização de placas gráficas externas, ideal para melhorar a produtividade em workstations portáteis.

Esta ligação permitirá igualmente carregar dispositivos até uma potência máxima de 100W. Como forma de resolver muitos dos problemas de segurança inerentes a algumas das implementações de dispositivos Thunderbold 3, a nova ligação Thunderbolt 4 utilizará protecções DMA (Direct Memory Access) específicas, que só funcionarão em sistemas Intel com tecnologia Intel Virtualization Technology for Directed I/O (VT-d), que estará implementada, por hardware, nos futuros processadores da família Tiger Lake.

PCGuia

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.