[weglot_switcher]

Invasão russa da Ucrânia já começou

“Podemos dizer que já foram enviados tanques e tropas. A invasão da Ucrânia já começou”, disse o Governo britânico. A invasão começou poucas horas depois de Vladimir Putin ter reconhecido a independência das duas regiões separatistas no leste do país.
22 Fevereiro 2022, 07h40

A invasão russa à Ucrânia já começou, horas depois do presidente russo ter reconhecido a independência de duas regiões pró-russas no leste do país, segundo a “Reuters” e o Governo britânico.

Uma testemunha citada pela “Reuters” disse que viu tanques e outro equipamento militar a ser transportado através da cidade de Donetsk, controlada pelos separatistas, depois de Putin ter reconhecido formalmente as regiões ucranianas e ter ordenado o envio de forças russas para “manter a paz”.

Por sua vez, o Governo britânico também avançou que já há tropas no terreno. “Podemos concluir que a invasão da Ucrânia já começou”, disse o ministro da saúde do Reino Unido, Sajid Javid, em entrevista à “Sky News”.

“Vimos que já reconheceu estas regiões separatistas na Ucrânia e dos relatos podemos dizer que ele já enviou tanques e tropas. Disto, podemos concluir que a invasão da Ucrânia já começou”, afirmou.

“Este é um dia muito negro na Europa e é claro do que vemos e descobrimos que os russos e o presidente Putin decidiram atacar a soberania da Ucrânia e a sua integridade territorial”, acrescentou o ministro. O primeiro-ministro britânico vai hoje abordar a situação num discurso no Parlamento.

Dois soldados ucranianos foram mortos devido a bombardeamento por artilharia durante a noite e 12 ficaram feridos, segundo um relatório das forças armadas ucranianas.

A Ucrânia registou 84 violações dos acordos de Minsk nas últimas 24 horas, 64 dos quais relativos ao uso de armas proibidas pelos acordos de Minsk, segundo o “The Guardian”.

  • Notícia em atualização

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.