[weglot_switcher]

Investidor esqueceu-se da palavra-passe da carteira digital de Bitcoin. Poderá perder mais de 200 milhões de dólares

Dos 18,5 milhões de bitcoins existentes, cerca de 20% – atualmente 140 mil milhões – parecem estar em carteiras perdidas ou bloqueadas, de acordo com a empresa de dados de criptomoeda Chainalysis Wallet Recovery Services – uma empresa que ajuda a encontrar chaves digitais.
13 Janeiro 2021, 18h27

O exemplo de Stefan Thomas, programador informático norte-americano, que possui sete mil bitcoin numa carteira digital, é dramático. Thomas esqueceu-se da sua palavra-passe para aceder à carteira digital, criada em 2011, e agora luta consigo mesmo para não perder 200 milhões de dólares (164,3 milhões de euros), segundo o “El Economista”.

Thomas junta-se à longa lista de casos de pessoas que antes conseguiam quantidades significativas de bitcoin quando o seu valor era meramente simbólico e agora, anos depois, com um preço que ultrapassa os 40 mil dólares (32,8 mil euros) por unidade, estes investidores não são capazes de aceder à sua carteira porque não se lembram de uma senha específica ou porque perderam o dispositivo no qual estava armazenado.

Desespero é também o que o empresário de Los Angeles Brad Yasar sentiu. Yasar possui vários computadores que contém milhares de bitcoins que agora valem centenas de milhões de dólares que extraiu nos estágios iniciais da criptomoeda. “Ao longo dos anos, diria que passei centenas de horas a tentar entrar novamente nessas carteiras”, disse ele ao “New York Times”, enquanto se lamentava “não quero ser lembrado todos os dias que o que tenho agora é uma fração do que eu poderia ter e perdi”.

Episódio semelhante aconteceu com Gabriel Abed, 34, empresário de Barbados que em 2011 perdeu cerca de 800 bitcoin – agora valem 25 milhões de dólares – quando um colega formatou o computador portátil que continha as senhas de acesso à sua carteira digital com os bitcoins.

A verdade é que, dos 18,5 milhões de bitcoins existentes, cerca de 20% – atualmente 140 mil milhões – parecem estar em carteiras perdidas ou bloqueadas, de acordo com a empresa de dados de criptomoeda Chainalysis Wallet Recovery Services – uma empresa que ajuda a encontrar chaves digitais perdidas, disse que recebe 70 solicitações por dia de pessoas que querem ajuda para recuperar o acesso às suas criptomoedas.

Com contas bancárias e carteiras online tradicionais, alguns bancos e outras empresas financeiras, como o PayPal, podem fornecer aos utilizadores as senhas das suas contas ou redefinir senhas perdidas. Mas a bitcoin não possui nenhuma empresa que forneça ou armazene senhas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.