[weglot_switcher]

“Investimentos significativos”. Centros comerciais registam 99% das lojas a funcionar

Das 8.600 lojas que integram os centros comerciais associados da Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC), 8.483 estão em funcionamento, o equivalente a 99% do comércio nestes espaços.
22 Junho 2020, 12h43

A Associação Portuguesa dos Centros Comerciais (APCC) anunciou, esta segunda-feira, que desde a ordem de reabertura dos centros comerciais, a 15 de junho, das 8.600 lojas que integram a APCC, 8.483 estão em funcionamento, um valor que representa 99% do comércio nestes espaços e mais de 90% da área bruta locável total existente em Portugal.

António Sampaio de Mattos, presidente da APCC, faz um balanço positivo da retoma de atividades nestes espaços. “Estes números são reflexo da relação de cooperação entre os centros comerciais e os seus lojistas, assumida desde a primeira hora neste momento desafiante, e demonstram a capacidade do sector de trabalhar em conjunto para contribuir para a retoma da economia e a preservação do emprego”, afirma o responsável.

A associação destaca ainda “comportamento responsável dos visitantes”, sublinhando os “investimentos significativos” que operadores e lojistas fazem.

“Os dados de que dispomos mostram que o tráfego se mantém abaixo das lotações máximas definidas por lei, mas revelam que os visitantes têm confiança nos centros comerciais e estão a regressar”, continua o responsável da APCC. “Ainda temos um caminho a fazer para chegar aos níveis pré-pandemia, mas estamos otimistas”, acrescenta.

A associação garante que estes espaços estão a cumprir a exigente limitação de um máximo de cinco visitantes por cada 100 metros quadrados de área destinada ao público, garantindo o distanciamento social e o uso de máscara por todos, e reforçaram medidas de higiene e segurança em linha como definido pela Direcção-Geral da Saúde.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.