[weglot_switcher]

ION conclui aquisição da italiana Prelios por 1,35 mil milhões à Davidson Kempner

Fundada em 1990, a Prelios centra-se na gestão de activos alternativos e em serviços imobiliários especializados, com mais de 40 mil milhões de euros de activos sob gestão em empréstimos de cobrança duvidosa, exposições improváveis de pagar e fundos imobiliários.
22 Julho 2024, 20h30

O ION Group, uma fintech que produz um software financeiro, concluiu a aquisição da gestora de ativos Prelios SpA – uma plataforma para investidores e bancos em gestão alternativa de ativos e serviços de alto valor acrescentado nas cadeias de valor imobiliário e de crédito – à Davidson por 1,35 mil milhões de euros.

Fundada em 1990 em Milão, Itália, a Prelios é líder italiana na gestão de ativos alternativos, serviços e serviços imobiliários especializados, com mais de 40 mil milhões de euros de ativos sob gestão em empréstimos em incumprimento, exposições com probabilidade de pagamento improvável e fundos imobiliários .

A aquisição foi feita através do Group X3, subsidiária do ION Group.

O ION Group fornece software de missão crítica para negociação e automatização de fluxos de trabalho, análises e insights de alto valor e consultoria estratégica para instituições financeiras, bancos centrais, governos e empresas.

O closing  é uma vitória para o ION, com sede em Londres, um grupo controlado pelo empresário italiano Andrea Pignataro, que fez a primeira oferta pela empresa de gestão de ativos em 2023.

Tanto o governo de Giorgia Meloni como o Banco de Itália autorizaram o negócio nas últimas semanas, permitindo que fosse concretizado, apesar das preocupações com os elevados níveis de endividamento da ION, noticiou anteriormente a Bloomberg.

Durante meses, as autoridades italianas analisaram o papel crescente do ION no sector financeiro italiano, na sequência de uma série de aquisições financiadas, em grande parte, através de empréstimos alavancados.

Fabrizio Palenzona, Presidente da Prelios S.p.A comentou em comunicado oficial que “a conclusão com sucesso desta longa caminhada é uma grande satisfação e enche-nos de entusiasmo e responsabilidade”.

“A aquisição pela ION permitirá à Prelios consolidar ainda mais o seu papel de liderança no setor dos serviços e da gestão de ativos”, acrescenta o presidente da Prelios.

“A empresa gere uma carteira significativa de empréstimos não produtivos (UTP e NPL) e ativos imobiliários, que são fundamentais para manter a estabilidade financeira e melhorar a qualidade dos ativos no mercado financeiro e imobiliário italiano”, revela Fabrizio Palenzona.

O acordo faz parte de uma estratégia mais ampla para melhorar a gestão de ativos e processos de tomada de decisão eficientes através da utilização de dados, acrescenta.

“A indústria de serviços de crédito em Itália está a atravessar uma fase de consolidação significativa, impulsionada pela necessidade de melhorar a eficiência operacional, explorar economias de escala e expandir as capacidades de serviço, num mercado em maturação que exige propostas de serviços novas, mais sofisticadas e evoluídas. Graças à ION tudo isto será possível”, conclui.

A Goldman Sachs International atuou como assessor financeiro e a Linklaters LLP prestou assessoria jurídica à Davidson Kempner.

A Lazard atuou como assessor financeiro da Prelios e o escritório de advogados Russo De Rosa Associati atuou como assessor fiscal e jurídico.

O UBS atuou como assessor financeiro da ION. A Gattai, a Minoli, a Partners e a Chiomenti prestaram assessoria jurídica e a Facchini Rossi Michelutti prestou assessoria fiscal à ION.

O Unicredit, O Intesa Sanpaolo e o BNP Paribas lideraram o consórcio de bancos, incluindo também o Banco BPM, o Standard Chartered Bank e a Mediobanca, que financiam a X3 para a transação.

O BNP Paribas e a Mediobanca atuaram como assessores financeiros do X3.

O Milbank prestou assessoria  jurídica para o financiamento ao X3 e a Latham & Watkins aconselhou os credores.

Nos últimos anos, o grupo de Pignataro concluiu a aquisição das empresas de serviços financeiros Cedacri SpA e Cerved Group SpA.

Em agosto passado, a ION anunciou o seu plano de compra da Prelios à Davidson Kempner Capital Management LP. A aquisição efectuada através de uma unidade denominada X3 Group.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.