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IP consigna por 43 milhões de euros empreitada de modernização em troço da linha da Beira Alta

Segundo a gestora pública da reede ferroviária nacional, esta obra é desenvolvida no âmbito do projeto de modernização da linha da Beira Alta, que integra o programa Ferrovia 2020, e complementa a intervenção já concluída de renovação de via do subtroço entre Guarda e Cerdeira.
17 Junho 2021, 19h57

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou no passado dia 15 de junho a empreitada de modernização do subtroço Cerdeira – Vilar Formoso, numa extensão de 29 quilómetros, da linha ferroviária da Beira Alta, obra que representa um investimento de cerca de 43 milhões de euros e contempla um prazo de execução de 729 dias.

“Esta obra é desenvolvida no âmbito do projeto de modernização da linha da Beira Alta, que integra o programa Ferrovia 2020, e complementa a intervenção já concluída de renovação de via do subtroço entre Guarda e Cerdeira”, explica um comunicado da gestora da rede ferroviária nacional.

Segundo a IP, esta empreitada, no subtroço Cerdeira – Vilar Formoso, envolve a realização da renovação integral da via; a construção de plataformas de passageiros com 200 metros de extensão em estações/apeadeiros para os serviços internacional/Intercidades e com 100 metros de extensão para serviço regional; o alteamento das plataformas à cota de 0,760 metros; a remodelação dos ‘lay-outs’ das estações de Cerdeira, Noémi e Vilar Formoso, com o respetivo aumento dos comprimentos úteis das linhas principais para receção de comboios de mercadorias de 750 metros e otimização das condições de exploração; a construção de infraestruturas de apoio à sinalização e telecomunicações; a execução de novas redes de rrenagens; a implementação do sistema de retorno de corrente de tração + terras de proteção (RCT+TP); e a criação de variantes ao traçado atual que permitam a redução de pendentes, melhoria dos parâmetros geométricos de via e o aumento de velocidade de circulação.

Está ainda prevista a construção de obras de arte, assim como trabalhos de estabilização de taludes.

“A linha da Beira Alta integra o caminho mais curto entre a costa Atlântica passando por França até à Europa do Norte. O investimento na sua renovação e reforço de capacidade, que foi definido no âmbito do Programa Ferrovia 2020, tem como principal objetivo dotar a linha da Beira Alta de características que promovam a interoperabilidade, aumentando a eficiência e a competitividade do transporte ferroviário de mercadorias”, explica o referido comunicado da IP, acrescentando que “a modernização do troço, com 43 quilómetros, entre Guarda – Vilar Formoso da Linha da Beira Alta, será realizada em duas fases distintas”.

A primeira fase corresponde à intervenção, já concluída, de renovação integral do subtroço Guarda – Cerdeira, com 14 quilómetros de extensão, e a segunda fase, relativa à empreitada agora consignada.

“O conjunto destas duas empreitadas representa um investimento estimado em cerca de 52 milhões de euros, dos 75 milhões de euros previstos para o troço (Guarda-Vilar Formoso), onde se inclui materiais, fiscalização, sinalização e testes e certificações”, avança a IP, assinalado que estamos perante “investimentos de elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal, num troço que integra o Corredor Internacional Norte e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha”.

Esta empreitada foi aprovada ao abrigo do Programa CEF (Mecanismo Interligar a Europa) com uma taxa de cofinanciamento comunitário de 85%.

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