[weglot_switcher]

Irá o cenário de Soft Landing materializar-se em 2024?

Em 1994, quando Alan Greenspan foi Presidente da Reserva Federal, tomou uma série de decisões e implementou medidas que contribuíram para um cenário, que aos dias de hoje é muito desejado, o soft landing (“aterragem suave”) nos Estados Unidos.
11 Janeiro 2024, 07h54

O cenário de soft landing surge nos momentos em que os decisores de política monetária conseguem aplicar com sucesso  um conjunto de medidas que visem uma desaceleração do crescimento económico para evitar o sobreaquecimento da economia, de modo a que seja possível controlar a inflação, sem haver a necessidade de provocar uma recessão económica.

Durante o início da década de 1990, a economia dos Estados Unidos estava a recuperar de uma recessão, e surgiram preocupações quanto ao risco de inflação à medida que a atividade económica voltava a recuperar em força. Em resposta a essas preocupações, Greenspan implementou uma série de aumentos nas taxas de juros com vista a arrefecer a economia e controlar as pressões inflacionárias. A Fed aumentou as taxas de juro várias vezes ao longo de 1994.

Vale a pena investir durante uma recessão?

 

A decisão de aumentar as taxas de juros visava alcançar abrandar o crescimento económico de forma equilibrada e sustentada, prevenir o risco de excesso de inflação de modo a manter a estabilidade nos preços.

O que são as taxas de juro?

Embora os aumentos nas taxas de juros tenham sido eficazes em abrandar o crescimento económico, também resultaram numa restrição das condições financeiras. Alguns setores, como o mercado imobiliário, acabou por ser um dos mais afetados à medida que os custos de financiamento aumentaram. No entanto, o impacto geral dessas decisões foi considerado bem-sucedido na consecução do objetivo da Reserva Federal de uma “aterragem suave”, ajudando a manter a estabilidade económica sem mergulhar o país numa recessão.

A situação económica nos últimos anos tem sido muito volátil. A pandemia obrigou os bancos centrais a ajustarem as suas políticas monetárias e o custo do excesso de estímulos contribuiu, aliado também a todos os constrangimentos provocaram um aumento generalizado dos preços.

Ainda assim, o cenário de soft landing alcançado por Alan Greenspan em 94 parece ser possível, desta vez com a assinatura de Jerome Powell. Os níveis de inflação têm vindo a baixar, enquanto que a atividade económica também, mas o mercado de trabalho tem permanecido forte e resistente ao arrefecimento económico.

Dito isto, resta-nos saber se será em 2024 que as metas sobre a inflação serão atingidas nos EUA e se o pior já não passou?

Mantenha-se atualizado com os eventos mais importantes do mercado nos próximos meses com nosso novo Market Outlook para 2024.

Esta comunicação de marketing destina-se a fins informativos e educativos. Não constitui um conselho de investimento nem uma informação que recomende ou implique uma estratégia de investimento. Não propomos qualquer estratégia de investimento nem fornecemos qualquer aconselhamento de investimento neste material.

Este material não tem em conta a situação financeira pessoal do cliente, as suas necessidades e os seus objetivos de investimento. Também não se trata de uma oferta de venda ou subscrição. Não se trata de uma solicitação de compra, publicidade ou promoção de qualquer instrumento financeiro. Apresentamos factos conhecidos pelos autores no momento em que o documento foi preparado. Não incluímos quaisquer elementos de avaliação.

As informações e pesquisas baseadas em dados históricos ou resultados e projeções não são indicadores fiáveis de resultados futuros.

A XTB, S.A não se responsabiliza pelos atos ou omissões do cliente, em particular pelas suas decisões de compra ou venda de instrumentos financeiros com base nas informações contidas nesta comunicação comercial. Também não pode ser responsabilizada por quaisquer danos que possam resultar da utilização direta ou indireta desta informação.

Investir apresenta um risco elevado. Invista com responsabilidade.

 

 

Este artigo é da autoria da XTB.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.