[weglot_switcher]

IRS 2020. Prazo para validar faturas termina amanhã

Os contribuintes têm até ao dia 25 de fevereiro para validar as suas faturas para poderem beneficiar de deduções relativas ao IRS de 2020.
24 Fevereiro 2021, 08h00

O prazo para validar faturas relativas a 2020 para poderem beneficiar de deduções no IRS termina esta quinta-feira, 25 de fevereiro.

“Até dia 25 de fevereiro verifique e complete a informação das suas faturas e a dos seus dependentes para poder beneficiar das deduções no IRS de 2020, bem como a eventual afetação à atividade empresarial/profissional”, segundo a Autoridade Tributária.

Os contribuintes têm assim mais de 24 horas para validarem as faturas e poderem beneficiar de mais deduções.

Entre as atividades que permitem a dedução encontram-se:  despesas gerais familiares, saúde, educação, habitação ou lares, reparação de automóveis e motociclos restauração e alojamento, cabeleireiros, atividades veterinárias ou passes mensais.

O contribuinte também tem a possibilidade de inserir as faturas que não foram comunicadas pelos comerciantes.

A AT explica que no site e-fatura “pode registar e verificar faturas, informar qual o setor de atividade associado e se as despesas foram realizadas no âmbito de uma atividade profissional”.

Se os contribuintes tiverem faturas na situação “complementar informação faturas”, a informação em falta deve ser completada.

O fisco recorda que “caso as despesas de saúde, formação e educação tenham sido realizadas fora do território português e os encargos com imóveis tenham sido realizados noutro Estado-membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu, com o qual exista intercâmbio de informação em matéria fiscal, pode comunicá-las através do portal das finanças, inserindo os dados essenciais da fatura ou documento equivalente que as suporta”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.