IRS: Fisco devolve esta semana 100 milhões a mais de 100 mil famílias

O Fisco já começou a processar os primeiros reembolsos de IRS. Com 2,3 milhões de declarações entregues, mais de 100 mil famílias vão receber esta semana 100 milhões de euros de devolução de imposto.

Cristina Bernardo

A campanha do IRS entrou na fase de processamento dos reembolsos aos contribuintes, adiantou esta terça-feira fonte do Ministério das Finanças, sinalizando o início do pagamento dos primeiros reembolsos 21 dias depois de ter arrancado a entrega das declarações. Numa altura em que foram entregues cerca de 2,3 milhões de declarações, mais de 100 mil contribuintes vão ver ter na sua conta ainda esta semana mais de 100 milhões de euros de devolução do imposto, avançou ao Jornal Económico fonte oficial do Ministério das Finanças.

Ao contrário do que tem sucedido nos últimos anos, na campanha de entrega do IRS atualmente em curso, o Governo optou por não se comprometer com um prazo médio para a devolução do imposto aos contribuintes, tendo sido comunicado nesta terça-feira, 21 de abril, que foi iniciada a fase de processamento dos reembolsos.

No caso do IRS automático, que abrange mais de três milhões de agregados, em 2019,  o prazo médio dos reembolsos foi de 11 dias no ano passado, enquanto que para os contribuintes que procederam à entrega da Modelo 3 nos moldes habituais aquele prazo rondou os 16 dias.

Se a administração fiscal conseguir manter estes prazos, e se tudo correr sem sobressaltos, significa que poderá ter o seu reembolso já nos próximos dias. Recorde-se que entre a ordem de reembolso emitida pelo Fisco e a chegada do dinheiro à conta dos contribuintes demora, em média, três dias. O pagamento é processado pela IGCP – Agência de Gestão da Tesouraria.

Contatada pelo Jornal Económico, fonte do ministério das Finanças confirma que foi iniciada a fase de processamento dos reembolsos e que as primeiras devoluções do IRS deverão a chegar a mais de 100 mil famílias, num montante da ordem dos 100 milhões de euros. Isto se foi um daqueles contribuintes que entregou a declaração logo nos primeiros dias de abril. Regra geral, quem entrega o IRS mais cedo é “premiado” e acaba por receber o reembolso também mais cedo.

A declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2019 começou a ser entregue em 1 de abril e termina em 30 de junho.

Ler mais

Recomendadas

Plano de António Costa Silva visa portos, energia, digital e saúde

“Esta crise mostrou que o papel do Estado tem que ser mais valorizado, mais Estado na economia, o Estado é o último protetor contra todo o tipo de ameaças”, afirmou o gestor independente, que diz ser “favorável aos mercados”, convidado pelo primeiro-ministro para elaborar um plano de recuperação económica para o pós-pandemia Covid-19.

Câmara de Comércio Americana em Portugal debate desafios laborais no pós ‘lockdown’

A sessão de esclarecimento será conduzida por Alexandra Almeida Mota, advogada da BAS, especializada na área do Trabalho e da Segurança Social,

Primeiro-ministro confirma convite a António Costa e Silva para coordenar Programa de Recuperação Económica

“O professor António Costa e Silva foi convidado pelo primeiro-ministro para coordenar a preparação do Programa de Recuperação Económica”, referiu hoje o gabinete de António Costa, numa nota enviada à agência noticiosa nacional.
Comentários