[weglot_switcher]

IRS: Trabalhadores vão pagar mais 189 euros do que os senhorios pelo mesmo rendimento

O Governo quer aliviar a tributação dos senhorios em IRS para incentivar arrendamento.
5 Dezembro 2025, 11h07

A tributação de uma “renda moderada” de 2300 euros será de 10% a partir do próximo ano, caso seja aprovada a redução da taxa de IRS para os senhorios entregue pelo Governo na Assembleia da República.

Segundo os cálculos publicados hoje na edição do Correio da Manhã, um proprietário pagará 230 euros de IRS por renda já a partir do próximo ano. Já um trabalhador solteiro, com salário do mesmo valor, terá de descontar 419 euros mensais para o IRS.

De acordo com o diário, a diferença de 189 euros entre os descontos mensais de um senhorio e de um trabalhador, que tem em conta as taxas de IRS do próximo ano para uma renda de 2300 euros, resulta da aplicação de 10% dos rendimentos prediais e de uma taxa efetiva de IRS ao trabalhador de 18,2%.

É que a taxa que os senhorios terão agora de pagar desce dos atuais 25 para 10% para todos os contratos, novos e os que já estão em vigor.  Há, no entanto, mais dois limites: o temporal, visto que na proposta está escrito que só vigora de 2026 a 2029, e só abrange as rendas de habitações.

O comércio e a indústria estão excluídos. A Associação de Proprietários de Lisboa pede ao Governo que acabe com o adicional ao IMI, que ficou conhecido como o imposto Mortágua.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.