Isabel Ucha: “Mercado de capitais continuará a ser um pilar fundamental das empresas”

A CEO da Euronext Lisbon lembrou que o novo edifício da Nova SBE, em Carcavelos, é um exemplo de “construir algo do nada”, no seu discurso de abertura do campus tecnológico TechShare.

Cristina Bernardo

A CEO da Euronext Lisbon considera que o mercado de capitais vai continuar a ser um “pilar fundamental do futuro” das empresas. Na abertura do campus “TechShare”, que decorre nos próximos dois dias, Isabel Ucha salientou que as tecnológicas mais disruptivas e inovadoras, como a Google ou a Amazon, continuam a escolher este “caminho” de financiamento.

O evento, que acontece, pela primeira vez em Portugal, reúne docentes executivos de empresas de tecnologia ou consultoras, bem como membros da Euronext na Nova School of Business and Economics (Nova SBE), em Carcavelos. A número um da Bolsa de Lisboa frisou à assistência que esta é uma universidade pública, sem orçamento do Estado, construída através do apoio de um conjunto de skateholders. “Tiveram de começar de uma folha em branco”, disse.

Isabel Ucha lembrou que Lisboa se juntou a este grupo pan-europeu de bolsas em 2002 e assegurou que “tem sido uma maravilhosa viagem”, tanto para a Euronext como para as organizações, para quem é uma “tremenda oportunidade” estar a negociar nos índices que o compõem.

“Quando começámos, apenas 10% do nosso trading vinha de investidores internacionais. As nossas empresas cotadas estavam muito expostas a apenas investidores locais. Mas agora mais de 80% das suas negociações vêm de investidores internacionais globais”, realçou, na sua intervenção neste spring campus, que decorre em Carcavelos.

Apesar de admitir que poderia ser bias no comentário, a CEO da Euronext Lisbon assegurou que Portugal é um país no qual é favorável fazer negócios e com boa recetividade para empresas com “visão, inovação, excelência e concretização”, argumentando, por exemplo, com a queda na taxa de desemprego nos últimos anos, de 18% para cerca de 6%.

Relacionadas

Euronext e Nova SBE formam parceria para receber a primeira edição do TechShare em Portugal

A segunda edição da Techshare vai ter palco na Nova SBE pela primeira vez desde o lançamento do programa em 2015, tendo como principal foco o mercado de capitais e a presença de várias empresas tecnológicas.

Isabel Ucha: “Euronext pretende continuar a crescer e atrair outras gestoras de bolsas”

A CEO da Euronext realçou esta terça-feira na sessão de abertura da conferência “Via Bolsa” que depois da bolsa da Irlanda, o grupo está a desenvolver esforços para integrar mais a bolsa da Noruega.
Recomendadas

Premium“Queremos impulsionar ainda mais a qualidade da informação económica”, realça presidente da CFA Society Portugal

Marcos Soares Ribeiro diz que “existem ótimos profissionais no jornalismo financeiro em Portugal” que são “uma peça chave para a promoção do conhecimento e literacia financeira junto do grande público”.

Depois das praças europeias, Brexit penaliza Wall Street

O Goldman Sachs aumentou a sua estimativa quanto à probabilidade de o Brexit vir mesmo a acontecer, atribuindo agora 65% de hipóteses para que o divórcio entre a União Europeia e o Reino Unido ocorra no dia 31 de outubro.

Brexit assusta bolsas europeias e PSI 20 perde 0,73%

Voto no Parlamento britânico sobre o acordo do Brexit negociado esta semana com a União Europeia causou algum desconforto para os investidores. No PSI 20, a Mota Engil e o BCP lideraram as perdas numa sessão em que 13 cotadas encerram em queda.
Comentários